A Prefeitura de São Paulo abriu, no último dia 18 de agosto, a votação do Orçamento Cidadão 2026, iniciativa que permite aos moradores escolher prioridades para investimentos públicos na cidade. O processo segue até 5 de setembro e está disponível para qualquer cidadão interessado em participar.
Cada eleitor pode selecionar até cinco propostas relacionadas ao seu bairro, distrito ou subprefeitura. As propostas mais votadas serão incorporadas ao projeto da Lei Orçamentária Anual de 2026, com acompanhamento e execução monitorados pela plataforma Participa Mais.
A elaboração do processo começou em abril e maio, durante o Ciclo Participativo, que reuniu 36 audiências públicas e recebeu 3.133 sugestões. Após análise inicial, os 32 Conselhos Participativos Municipais selecionaram 480 propostas, que foram submetidas à avaliação técnica, jurídica e orçamentária da Prefeitura.
Agora, as propostas consideradas viáveis estão em votação. Em outubro e novembro, serão realizadas audiências devolutivas on-line, em que a população poderá acompanhar as justificativas para a inclusão ou exclusão de cada iniciativa. O acesso é feito pelo site Participa Mais.