O Barômetro de Segurança da Verisure, líder em sistemas de alarmes monitorados no Brasil e no mundo, aponta que, até o momento, registrou-se em torno de 1,5 mil invasões a domicílios que estão dentro do seu portfólio de clientes em 2025.
Levando-se em consideração a violência urbana, a Verisure dá 10 dicas para deixar a sua casa segura durante a sua viagem de férias.
1. Mantenha a discrição sobre seus planos de viagem
Não divulgue nas redes sociais ou em conversas casuais com pessoas estranhas os detalhes da sua viagem, como o destino e a data de ida e de volta. Isso pode atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.
No caso de condomínios e apartamentos, é importante avisar aos porteiros que não terá ninguém em casa. Dessa forma, eles poderão proibir a entrada de pessoas não autorizadas e ficar atentos a qualquer movimentação suspeita.
2. Tranque bem as portas e as janelas
Muita gente se esquece de verificar se todas as portas e janelas estão bem trancadas antes de sair de casa. Esse descuido facilita o trabalho dos ladrões, que podem entrar na sua casa sem precisar arrombar nada.
Por isso, confira se todas as fechaduras estão funcionando bem e se não há nenhuma brecha que possa permitir a entrada de alguém.
3. Apague as luzes externas
Contrariamente à crença popular, deixar as luzes externas acesas pode indicar que a casa está vazia. Essa pode parecer uma forma de simular que há alguém em casa, mas na verdade chama mais ainda a atenção dos ladrões, que percebem que as luzes estão sempre ligadas no mesmo lugar e na mesma intensidade.
O ideal é usar um temporizador para acender e apagar as luzes em horários diferentes ou pedir para alguém de confiança fazer isso por você.
4. Comunique a viagem aos familiares mais próximos
Pessoas de sua confiança podem ajudar a proteger a sua casa, pois, ao visitá-la, darão a impressão de que há movimento na residência. Além disso, podem ficar sabendo rapidamente se acontecer alguma coisa com o imóvel e te ajudar em caso de emergência.
5. Cuidado com os jornais e correspondências
Durante as viagens de férias, é comum a formação de uma pilha de jornais e correspondências na porta ou na caixa de correio. Entretanto, esse é um sinal claro de que a casa está vazia há algum tempo e pode despertar o interesse dos invasores.
Para evitar o perigo, peça para suspender a entrega de jornais e revistas durante a sua viagem. Quanto às correspondências, solicite a algum vizinho próximo para recolher para você.
6. Desligue a campainha e o interfone
Caso alguém tente tocá-la para verificar se há alguém em casa, não vai obter resposta e pode desistir da ideia de invadir a sua residência.
Além disso, você evita que o barulho da campainha ou do interfone incomode os seus vizinhos ou os seus animais de estimação, caso tenha ficado no local.
7. Não deixe nada no quintal que possa servir como ferramenta de arrombamento
Escadas, ferramentas, pedras ou objetos cortantes podem ajudar os invasores a arrombar portas, janelas ou muros e permitir o acesso à sua residência. Por isso, guarde tudo em um lugar seguro e trancado antes de viajar.
8. Tenha um sistema de alarme monitorado
A melhor forma de evitar invasões, furtos e roubos é contar com um sistema de alarme monitorado, ele pode oferecer uma proteção mais completa e personalizada para o seu imóvel.
Seguindo essas dicas simples, mas eficazes, é possível reforçar a segurança para que a sua residência não seja alvo de invasões e possíveis danos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATALIA CONSTANTINO DIOGO
[email protected]