60% dos lares brasileiros têm problemas com infestação de formigas, aponta pesquisa da Flora

IMPRENSA
08/07/2025 09h21 - Atualizado há 13 horas

60% dos lares brasileiros têm problemas com infestação de formigas, aponta pesquisa da Flora
Pexels

Uma pesquisa realizada pela Floraindústria de bens de consumo detentora da marca Mat Inset, analisou o perfil dos consumidores de produtos inseticidas que revela um cenário comum no Brasil: formigas têm invadido os lares brasileiros e, por isso, os consumidores estão cada vez mais atentos à proteção e à eficácia dos produtos voltados ao controle desses insetos.  

A pesquisa exclusiva* ouviu 518 consumidores e conclui que as formigas lideram o ranking de incômodos domésticos, percebidas com frequência por 60% dos entrevistados, à frente até mesmo de mosquitos (50%) e baratas (45%). Diante desse cenário, 90% dos consumidores afirmam utilizar produtos para controle de pragas e insetos, sendo que 40% usam especificamente para combater formigas.  

"A linha de inseticidas contra formigas de MatInset vem performando muito bem no mercado. Esse desempenho mostra não só a aceitação rápida do público, mas também o potencial de crescimento da categoria, como parte de uma estratégia de proposta de valor, com soluções completas para desinfecção do lar", explica Samir Jarrouj, diretor de Negócios da Unidade Home Care da Flora. 

Outros focos de proteção que a pesquisa mostrou, incluem pernilongos/mosquitos da dengue (55%), baratas (50%), cupins (20%) e ratos (15%). Apenas 15% afirmam não usar nenhum tipo de produto.  

A pesquisa também revela que o consumidor prioriza eficácia acima de qualquer outro atributo: 50% escolhem produtos com base no desempenho, mais do que a marca ou outros fatores. Isso indica que, para lidar com infestações recorrentes como as de formigas, o que mais importa é o resultado visível.  

Entre os formatos mais utilizados estão os aerossóis (55%), porém alternativas como seringas (15%), gel (15%) e raticidas (10%) também vêm conquistando seu espaço no lar dos brasileiros.  

"O estudo reforça que combater pragas de forma eficaz, especialmente formigas, é hoje um fator decisivo para a escolha do consumidor. Essa é uma grande oportunidade para marcas que, como MatInset, se posicionam com soluções que unem efetividade, praticidade e segurança no dia a dia", conclui Jarrouj.   

 

*Total de entrevistas: 518 pessoas - 55% mulheres e 45% homens 

Período de coleta: 14/04/2025 a 07/05/2025 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ PORTO DE MORAES RODRIGUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »