Uma maratona de ideias em prol do meio ambiente que misturou arte, criatividade e inovação movimentou a Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, em Penha (SC), nos dias 27 e 30 de junho. A Maratona de Inovação “Arte de Inovar” reuniu 887 pessoas, entre estudantes, educadores, mentores, jurados, voluntários e autoridades, em uma programação criativa envolvendo teatro e oficinas gratuitas voltadas à busca de soluções para problemas ambientais.
![]() |
“Passamos por Bombinhas, Barra Velha e agora Penha, levando cultura, inovação, educação e sustentabilidade para dentro das escolas. Em cada cidade, vimos ideias com grande potencial nascerem de quem vive os desafios ambientais de perto. Ver os estudantes se engajando com temas tão relevantes nos mostra que o futuro está nas escolas e nas mãos dessa nova geração”, comemorou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.
Durante dois dias, alunos do ensino médio assistiram a apresentações teatrais e participaram de oficinas, mentorias e apresentações de projetos com foco em sustentabilidade.
O espetáculo Água à Vista, da Companhia de Teatro Parafernália, que mistura humor e reflexão para falar dos desafios de se viver em um planeta com falta de água e que necessita de preservação ambiental, inspirou os participantes a refletirem e buscarem soluções para as dinâmicas do segundo dia do evento.
![]() |
Ao todo, seis soluções foram premiadas pelos jurados, com propostas que iam desde apps de reciclagem com cashback até jogos educativos sobre meio ambiente. No período da manhã, o 1º lugar ficou com o Trash Gain, uma proposta de aplicativo que transforma resíduos sólidos recicláveis em pontos acadêmicos; o 2º lugar foi para o DescarApp, que sugere a criação de pontos de coleta e recompensa o descarte correto; e o 3º lugar ficou com o Saneco, que propõe mutirões de limpeza e conscientização sobre saneamento básico.
“A Maratona foi literalmente um espetáculo. Fui desafiado a integrar um grupo com outros participantes que eu não conhecia, e cada um tinha um pensamento diferente. Foi um momento de compartilhar ideias e trabalhar em equipe. Foi surreal”, contou Mikael Calebe de Souza, aluno participante.
Já no período da tarde, o 1º lugar foi conquistado pelo Eco Cach, uma proposta de app que estimula o consumo de produtos biodegradáveis; o 2º lugar ficou com o CSDE, uma proposta de game escolar voltado à educação ambiental; e o 3º lugar foi para o Eco Cleaner, uma proposta de plataforma digital que oferece cashback por reciclagem.
“Em Penha, vimos que a temática turismo sustentável também é uma preocupação dos alunos do ensino médio. Foram apresentadas soluções para economizar água, evitar esgoto nas praias e monitorar desmatamento por drones. As ideias vencedoras refletem não só criatividade, mas um desejo genuíno de transformar o lugar onde vivem. Eles mostraram que, se forem ouvidos e tiverem espaço, podem construir soluções incríveis para desafios reais”, comentou Wellington Sacheti, coordenador de inovação e facilitador do evento.
![]() |
“Ficamos honrados em receber este projeto. O tema sustentabilidade é muito importante. Foi uma experiência gratificante ver o potencial dos alunos colocando a mão na massa em prol de uma melhor qualidade de vida e da manutenção do planeta”, afirmou Kátia Roling Wöhlke, diretora e anfitriã do evento.
O evento teve a presença de representantes da Secretaria de Educação regional e da Secretaria de Governo de Penha, e foi realizado pela Loa Produções Culturais com patrocínio da Veolia, via Lei Rouanet e apoio do Ministério da Cultura.
![]() |
“A Maratona de Inovação fez uma grande diferença na conscientização dos alunos. O evento só veio a somar na educação deles”, destacou Franciane Luciano, Supervisora Regional de Ensino de Itajaí.
Em 2025, a Maratona de Inovação “Arte de Inovar” integra um circuito cultural por sete cidades dos estados de Santa Catarina e São Paulo, alcançando cerca de 2.800 jovens e incentivando a arte, a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades do futuro entre eles.
![]() |
___________________________________________________________________
Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Link; veolia_br
Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]