Instituto Supereco representa o Brasil em Portugal e leva boas práticas socioambientais ao maior hackathon jovem do país

Conexão Brasil-Portugal reforça presença global do Instituto e destaca as boas práticas do projeto “Tecendo as Águas: Serra, Terra e Mar”

ALEX GODOI
02/07/2025 14h54 - Atualizado há 19 horas

Instituto Supereco representa o Brasil em Portugal e leva boas práticas socioambientais ao maior hackathon
Crédito: Materia Creative Agency
O Instituto Supereco, referência em educação socioambiental e inovação há mais de três décadas, foi representado internacionalmente por sua fundadora e atual presidente, Andrée de Ridder Vieira, durante a Final Nacional do concurso “Isto É Uma Ideia” – o maior hackathon jovem de empreendedorismo e inovação industrial de Portugal. O evento ocorre nos dias 2 e 3 de julho, no Instituto de Design de Guimarães (IDEGUI).

Andrée participou do primeiro dia remotamente, com uma palestra sobre “ESG e Sustentabilidade”. O hackathon é promovido no âmbito do projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, que desafia estudantes do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional de todo o país a desenvolverem soluções sustentáveis baseadas em tecnologia IoT (Internet das Coisas). Durante dois dias de intensa imersão, as equipes finalistas refinarão suas ideias com o apoio de mentores especializados e apresentarão seus projetos a um júri composto por profissionais das áreas da indústria, inovação e educação.


A equipe vencedora será premiada com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, acompanhada pela Coordenadora Nacional do projeto – um reconhecimento à qualidade da proposta apresentada e ao potencial transformador dos jovens inovadores.

Na sua apresentação, Andrée compartilhou conceitos de ESG, Sustentabilidade e Economia Circular como pilares fundamentais para os negócios, as “profissões verdes”, a inovação e a tecnologia, com base em mais de 30 anos de atuação como empreendedora e gestora de programas e projetos na área. Também abordou os principais temas socioambientais, as demandas do mercado e os desafios atuais da Agenda 2030, incentivando os jovens participantes a desenvolverem soluções viáveis e práticas sustentáveis por meio do empreendedorismo.


No contexto da Década do Oceano (2021–2030), o projeto “Tecendo as Águas: Serra, Terra e Mar”, desenvolvido no Brasil pelo Instituto Supereco em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, foi apresentado como modelo inspirador de educação, empreendedorismo e economia circular voltados à conservação de ecossistemas costeiros e marinhos em comunidades do Litoral Norte e da Baixada Santista, em São Paulo.

“A participação neste evento internacional demonstrou a importância da formação de empreendedores e líderes de sustentabilidade desde a juventude, assim como o trabalho em rede e a troca de experiências entre nações para enfrentar os desafios socioambientais de forma integrada e global – como as mudanças climáticas, a justiça social e a circularidade. A sustentabilidade não tem fronteiras, e iniciativas como o Hackathon em Portugal nos conectam com novas gerações de inovadores conscientes, que podem ingressar no mercado de trabalho com o propósito de fazer a diferença pelo bem coletivo”, afirmou Andrée.

A presença do Instituto Supereco no evento europeu reforçou sua atuação global e a importância das conexões internacionais para a construção de soluções sustentáveis e transformadoras.

Sobre o Instituto Supereco

Desde 1994, o Instituto Supereco promove a sustentabilidade, inclusão social, soluções sistêmicas e inovação socioambiental, sempre alinhado aos princípios da agenda 2030 da ONU e aos pilares ESG (Environmental, Social, and Governance). Ao longo de três décadas, o Instituto já impactou mais de 1 milhão de pessoas em 29 programas socioambientais, atuando em diversos biomas do Brasil.

Andrée de Ridder Vieira é uma das fundadoras do Instituto Supereco e atual presidente, com uma carreira sólida e de referência há 37 anos, como palestrante, autora, mentora,  docente de ESG, Sustentabilidade e Liderança, tendo sido gestora e consultora de mais de 30 programas na área. É Coordenadora de ESG e Sustentabilidade da OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias presente e mais de 120 países e State Chair G100 mulheres líderes no mundo que atuam com causas humanitárias e globais.   

O Projeto Tecendo as Águas: Serra, Terra e Mar é um dos destaques da trajetória do Instituto Supereco e da palestrante. Em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, há mais de 10 anos o projeto tem se consolidado como referência na promoção da sustentabilidade de forma integrada, conectando ecossistemas terrestres e marinhos e envolvendo diretamente comunidades, pescadores, professores e gestores públicos. Com foco na gestão compartilhada de bacias hidrográficas e na conservação de serviços ambientais, o projeto tem gerado impactos significativos na proteção da Mata Atlântica e dos territórios costeiros.

A presença internacional do Instituto também é marcada pela Aliança Internacional pela Mata Atlântica na Década do Oceano, uma colaboração entre o Instituto Supereco, o Instituto Pró-Muriqui e o Laboratório da Paisagem (Portugal). A iniciativa busca fortalecer a cooperação científica e institucional entre Brasil e Europa, promovendo ações integradas de conservação, sustentabilidade, ciência cidadã e educação ambiental voltadas à proteção dos ecossistemas costeiros e florestais da Mata Atlântica.

Em Portugal, o Instituto Supereco também mantém parceria com a Materia Creative Agency, uma agência fundada em 2012 dedicada a usar criatividade e tecnologia para lançar negócios e produtos com propósito. Com forte atuação em sustentabilidade e inovação, a Materia tem sido uma aliada estratégica na criação de conexões entre jovens, indústria e soluções sustentáveis.

www.supereco.org.br
Instagram, Facebook e Linkedin: @institutosupereco

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX GODOI PINHEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »