A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura celebrará nesta quinta-feira (3), em São Paulo, seus 10 anos de fundação com a realização da sua primeira plenária de 2025. O evento terá a participação online de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.
Dan Ioschpe, High Level Champion da COP 30, estará presente na abertura do encontro, ao lado de Roberto Rodrigues, enviado especial da COP 30 e ex-ministro da Agricultura. A plenária será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Coalizão, a partir das 14h.
Após a abertura, serão realizados dois painéis com representantes de empresas, organizações da sociedade civil, do governo e da academia. O primeiro painel trará como tema “De onde viemos, para onde vamos: A década agroambiental brasileira” e será mediado por Marcello Brito, enviado especial da COP 30 para os estados subnacionais e secretário-executivo do Consórcio da Amazônia Legal. Os debatedores serão o ex-governador Paulo Hartung; Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas; Luana Maia, Global Brazil Lead da NatureFinance; e Miriam Prochnow, diretora da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).
Na sequência, será realizado o painel “Rumo a Belém e a 2035: Oportunidades para a próxima década”, com abertura de André Guimarães, membro do Grupo Estratégico da Coalizão, enviado especial da sociedade civil para a COP 30 e diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). O debate terá como participantes Liège Vergili Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, Marcelo Morandi, pesquisador da Embrapa, Marina Marçal, especialista em políticas climáticas e Brazil Lead da Waverley Street Foundation, e Nabil Kadri, superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES. A moderação será feita por Fabíola Zerbini, diretora executiva da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis.
"É uma honra comemorar os 10 anos do movimento junto a grandes nomes da agenda agroambiental brasileira. Isso reforça a importância de existir uma rede multissetorial como a Coalizão, que promove e articula espaços de diálogos entre diferentes setores da sociedade", destaca Carolle Alarcon, gerente executiva da Coalizão Brasil.
Uma década promovendo o diálogo entre setores
Criada pouco antes da histórica Conferência do Clima de Paris (COP 21), a Coalizão Brasil completa dez anos com uma trajetória de influência em políticas públicas para o combate ao desmatamento, o fomento à agricultura sustentável e à geração de emprego e renda no campo. O marco vem em um ano simbólico: o da realização da COP 30, em Belém, que deve alçar o Brasil ao protagonismo das negociações climáticas globais.
A Coalizão inovou ao reunir atores com posicionamentos distintos — e por vezes antagônicos — em torno de uma pauta comum: o desenvolvimento sustentável do uso da terra. A construção de pontes entre setores era vista como uma condição essencial.
Em 2024, a rede ultrapassou 400 membros, consolidando-se como espaço de construção coletiva de soluções para os desafios do clima, florestas e agricultura, e ampliando sua voz em fóruns nacionais e internacionais.
Sobre a Coalizão
A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por mais de 400 organizações, entre entidades do agronegócio, empresas, organizações da sociedade civil, setor financeiro e academia. A rede atua por meio de debates, análises de políticas públicas, articulação entre diferentes setores e promoção de iniciativas que contribuam para a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELLE FELTRIN ARTERO
[email protected]