ONGs se digitalizam para ampliar impacto e eficiência: Lacre do Bem, Chefs Especiais e Gerando Falcões adotam tecnologia para transformar a gestão no terceiro setor

Responsável pela estratégia, a D4Sign explica como a digitalização de processos internos tem ajudado instituições sociais a ganharem agilidade, fortalecerem sua governança e direcionarem mais recursos para o que realmente importa: gerar impacto social em escala.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
03/07/2025 14h58 - Atualizado há 12 horas

ONGs se digitalizam para ampliar impacto e eficiência: Lacre do Bem, Chefs Especiais e Gerando Falcões adotam
Freepik
 

ONGs se digitalizam para ampliar impacto e eficiência: Lacre do Bem, Chefs Especiais e Gerando Falcões adotam tecnologia para transformar a gestão no terceiro setor

Responsável pela estratégia, a D4Sign explica como a digitalização de processos internos tem ajudado instituições sociais a ganharem agilidade, fortalecerem sua governança e direcionarem mais recursos para o que realmente importa: gerar impacto social em escala.

 

São Paulo, junho de 2025 - A D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, tem ajudado o terceiro setor a eliminar a utilização de assinaturas físicas no seu dia a dia, reduzindo custos e, consequentemente, o uso de papel nas organizações. Por meio de parcerias com instituições como o Lacre do Bem, ONG de coleta de lacres de latinhas de alumínio, a empresa tem incentivado a assinatura de documentos de forma eletrônica e digital e ainda contribui com ações de sustentabilidade, além de otimização de processos por meio da tecnologia. 

Desde a sua fundação, a instituição reciclou mais 101 toneladas de lacres de alumínio em 12 anos de atuação, o que evitou a emissão de cerca de 200 toneladas de CO₂,  equivalente ao plantio de 4 mil árvores ou a economia de 430 mil kWh de energia. Com o início da sua parceria com a D4Sign, a ONG foi capaz de otimizar os seus processos de gerenciamento de contratos por meio da tecnologia. A união também contou com um viés totalmente sustentável, não apenas pela redução do uso de papel, mas também ajudando na coleta de mais de 200kg de lacres de alumínio, colaborando diretamente para a compensação de carbono equivalente ao plantio de aproximadamente 20 árvores por ano. 

A ação é uma peça importante para diminuir o impacto ambiental da produção de alumínio e na doação de cadeiras de rodas para pessoas em vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social.  Segundo Ivette Rodrigues, Gestora Social da Lacre do Bem, a ação equivale ao plantio de cerca de 20 árvores por ano. “Desde que passamos a digitalizar os nossos processos, fomos capazes de reduzir os impactos das nossas atividades ao meio ambiente, e ainda firmar novas parcerias muito mais rápido para aumentar os nossos pontos de coleta e impactar novas comunidades", comenta. 

“É com grande entusiasmo que somos parceiros do Lacre do Bem e temos utilizado a tecnologia como um mecanismo importante para a redução dos impactos ao meio ambiente, um dos propósitos que carregamos no nosso dia a dia aqui na D4Sign. Com o apoio da nossa plataforma e o ponto de coleta oficial que criamos em parceria com o prédio onde está instalado no nosso escritório, fomos capazes de ajudar uma instituição tão importante a ampliar o impacto positivo da causa”, comenta Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign.  

Essa parceria se soma a outras realizadas pelo D4Sign ECO, braço da empresa que visa promover ações socioambientais que impactem a sociedade e o meio ambiente. A parceria com o Instituto Chefs Especiais, ONG de capacitação de jovens com Síndrome de Down, possibilita a redução de mais de 4 mil páginas anuais de contratos impressos. Já  a parceria com a Gerando Falcões, contribui para a assinatura de documentos de diferentes iniciativas da organização e com a arrecadação de importantes doações para a instituição.

O projeto ASMARA, iniciativa  da Gerando Falcões para geração de renda para milhares de mulheres que vivem em diferentes favelas, por exemplo, é uma das frentes que usufrui, ao longo de dois anos de parceria, dos  30 mil envios no WhatsApp - funcionalidade que permite enviar uma mensagem ao signatário com um link que leva ao documento e instruções para assinatura - disponibilizados pela D4Sign à instituição, e alavancando o alcance da iniciativa, que já atingiu, ao todo, 3.116 mulheres.

“Acreditamos que as empresas têm um papel fundamental no avanço das políticas de sustentabilidade como um todo. Estamos felizes por estarmos contribuindo para que instituições tão comprometidas com o bem-estar social tenham impactado tantos parceiros diferentes e atingindo suas metas. Esse é só uma parcela das ações que queremos ajudar para contribuir para a evolução da sociedade, seguindo valores que acreditamos e defendemos diariamente”, conclui.
 

Sobre a D4Sign by Zucchetti 

A D4Sign é uma plataforma brasileira de assinatura eletrônica e digital com soluções inteligentes e seguras de armazenamento e gestão de documentos. Única do segmento com integração de dados com o Governo Federal,  pioneira na adoção do PIX e NFC como métodos de autenticação.

A empresa foi a primeira em seu mercado nacional de atuação a lançar o uso de uma Inteligência Artificial aplicada aos negócios, com o Design.AI, que visa otimizar em até 70% o tempo de leituras contratuais por meio de resumos criados com os principais pontos do documento. Além disso, ainda responde a possíveis dúvidas dos signatários em um chat que utiliza a mesma tecnologia.

A partir de setembro de 2024, a D4Sign passa a fazer parte do ecossistema Zucchetti, sendo a maior aquisição da empresa italiana no Brasil. Atualmente, mais de 500 mil empresas contam com a praticidade, validade jurídica e segurança que a D4Sign oferece, mas projeta expandir ainda mais sua presença no mercado internacional com a nova parceira de negócios.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »