Com uma fatia de 22% da matriz elétrica, a energia solar se posiciona como a segunda maior fonte geradora do País. No balanço recente divulgado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), 37,6 gigawatts (GW) dessa geração são provenientes de placas fotovoltaicas em telhados e quintais de 3,5 milhões de imóveis em todas as regiões do Brasil por meio da geração distribuída. No total, que supera a marca de 55 GW de potência instalada operacional, as empresas também têm uma parcela expressiva de contribuição na produção de energia limpa. Aos olhos do mercado, os investimentos corporativos em sistemas fotovoltaicos se conectam a práticas ESG e demonstram um posicionamento moderno, estratégico e responsável de gestão.
Perante consumidores, investidores e órgãos reguladores, as empresas que optam por sistemas fotovoltaicos para geração energética expressam responsabilidade ambiental e preocupação racional com a utilização de recursos. Como retorno, essas organizações têm constatado uma redução significativa de custos e o fortalecimento da marca empregadora em mercados cada vez mais competitivos.
Desde 2012, o setor fotovoltaico trouxe para o Brasil mais de R$ 251 bilhões em novos investimentos e criou cerca de 1,6 milhão de empregos verdes.
De acordo com dados da Absolar, na geração de eletricidade a fonte solar evitou a emissão de cerca de 85,7 milhões de toneladas de gás carbônico. No caso das empresas que implantam sistemas fotovoltaicos, o que se observa é a produção independente da própria energia combinada com ações altamente valorizadas em relatórios de sustentabilidade exigidos por investidores e consumidores.
A transição para produzir energia limpa a partir de sistemas fotovoltaicos não deve limitar as ações da organização a reuniões de intenções. É fundamental que haja a opção por uma empresa que dedique tempo e análise ao projeto, com estudo prévio de viabilidades e implantação. Neste sentido, a Ecobrisa Energia, referência nacional no mercado, conta com um time de engenheiros que atua em soluções personalizadas para empresas de todos os portes e segmentos.
Na equação que combina preocupação com o meio ambiente, uso racional de recursos, redução de custos e fortalecimento da marca empregadora, as empresas que consideram operar a partir da geração de energia limpa têm muito a ganhar com uma tecnologia que agrega, por sua natureza, a tão necessária sustentabilidade social e ambiental.
Venha conhecer as soluções que o Grupo Ecobrisa tem a oferecer.
*Jayme Passos é engenheiro, especialista em sistemas fotovoltaicos e responde pela Ecobrisa Energia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
[email protected]