Em São Paulo, onde o consumo cada vez mais acelerado e a produção massiva impactam diretamente o meio ambiente, a startup Food To Save se consolidou como uma alternativa para o combate ao desperdício de alimentos. De acordo com balanço da foodtech, a plataforma permitiu que os moradores da Grande São Paulo evitassem o descarte de mais de 2,5 mil toneladas de alimentos até o fim do ano de 2024, o que resultou na redução de mais de 6,3 mil toneladas de CO₂ que seriam emitidos na atmosfera – equivalente a mais de 525 viagens de avião entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Em ano de COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, as discussões sobre o impacto do desperdício de alimentos tornam-se ainda mais urgentes, e encontrar soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nunca foi tão importante. Só para se ter uma ideia, o descarte indevido de alimentos, um dos principais vilões da crise climática, é responsável por gerar entre 8% e 10% das emissões globais, segundo a ONU – o equivalente a mais de 3 bilhões de toneladas de CO₂ e metano lançadas na atmosfera.
"Enquanto milhões de pessoas passam fome, estamos jogando fora bilhões de reais em comida e ainda contribuindo para a emissão de gases do efeito estufa. Queremos gerar consciência e nos unir para mudar a realidade do desperdício de alimentos. Desde 2021, trabalhamos com paixão, determinação e inconformismo para levar o movimento foodsaver para todo o país. São Paulo foi o nosso berço e ver o impacto positivo que estamos criando em parceria com os consumidores paulistanos, é incrível. Estamos transformando o desperdício em oportunidade, criando um ciclo virtuoso que beneficia a todos", destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Na terra da garoa, o app conta com estabelecimentos parceiros cadastrados, que estão empenhados na missão de combater o desperdício, como Cacau Show, Natural da Terra, Pão de Açúcar, Extra, NEMA, The Good Cop Donut, Kopenhagen, Brasil Cacau, Rei do Mate, St Marche e Zé Delivery. Com uma rede diversificada, os foodsavers, como são chamados os usuários da plataforma, têm acesso a uma vasta gama de padarias, supermercados, docerias e restaurantes locais para resgatar alimentos de qualidade com descontos atrativos, promovendo um consumo mais sustentável.
Como funciona a Food To Save
A proposta da Food To Save é simples, eficiente e pode ajudar os estabelecimentos a evitarem desperdícios, além de complementarem suas rendas. Por meio de seu aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento, que são excedentes de produção ou estão fora do padrão, mas continuam perfeitos para consumo. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os clientes , enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício. Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil.
Em quatro anos de atuação, a foodtech resgatou mais de 5,4 mil toneladas de alimentos nas 12 capitais e demais cidades onde está presente. Somente até o ano passado, já evitou o desperdício de 7,3 bilhões de litros de água, o que equivale a quase 3 mil piscinas olímpicas – o mesmo que o consumo diário de água de cerca de 36,5 milhões de brasileiros (considerando um consumo médio de 200 litros por dia por pessoa). Para fazer parte do movimento foodsaver, basta baixar o app, disponível na Google Play e na Apple Store, e aproveitar essa oportunidade de economizar enquanto contribui para um mundo mais sustentável.
"O Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano – um volume mais do que suficiente para alimentar toda a população brasileira por mais de um dia. Isso é alarmante! Em um país já vulnerável aos impactos da crise climática, a discussão sobre o desperdício de alimentos se torna ainda mais necessária. Os números não mentem, e o que eles representam é um problema real, que nos afeta diariamente. Precisamos agir agora, antes que os efeitos desse cenário se tornem irreversíveis", alerta o CEO.
“Nossos números são impressionantes e mostram que cada sacola faz a diferença. O compromisso da Food To Save vai além de evitar desperdício: por meio de cada compra, fortalecemos os negócios locais, levamos comida boa para mais pessoas e reduzimos as emissões de CO₂. Esse é o poder do impacto coletivo e é isso que nos impulsiona a seguir inovando”, conclui Infante.
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GABRIELA PORTO ALEGRE DOS SANTOS
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