Pulgas em pets: o perigo invisível que afeta animais e humanos

Entenda os riscos das infestações, como identificar os sinais e quais medidas tomar para proteger sua casa e seus companheiros de quatro patas

ANDRé ELOI
25/06/2025 12h56 - Atualizado há 1 semana

Pulgas em pets: o perigo invisível que afeta animais e humanos
(Créditos: iStock/Capuski)
 

Há situações no dia a dia que parecem simples incômodos, uma coceira aqui, um arranhão ali, um animal mais inquieto que o normal. Às vezes, esses sinais passam batido, especialmente em meio à correria. No entanto, por trás de certos desconfortos, pode haver causas mais complexas e perigosas do que se imagina.

 

Em muitas casas, certos inimigos quase invisíveis se instalam de forma silenciosa, afetando não apenas o bem-estar dos animais, mas também a saúde de todos que convivem no mesmo ambiente, como é o caso das pulgas, responsáveis por transmitir muitas doenças tanto para os animais domésticos quanto para seus tutores.

 

Doenças causadas pelos parasitas

 

As doenças transmitidas para os animais através desses parasitas são inúmeras. A depender da gravidade, podem ocasionar problemas sérios de saúde. As mais comuns são as relacionadas às dermatites, como alergias que, além de causarem coceira, podem se desenvolver para vermelhidão, perda da pelagem e feridas.

 

As pulgas também são consideradas parasitas de algumas importantes bactérias e vermes que afetam os animais. Entre elas estão as responsáveis por causar a Micoplasmose Felina, uma doença que afeta os gatos, levando os felinos a casos graves de anemia. 

 

Além de muito perigosos para os pets, esses parasitas também são capazes de causarem adversidades nos humanos. Quando não combatidas, as pulgas podem gerar problemas sérios de saúde que se desenvolvem a partir da picada.

 

As doenças mais comuns que afetam os humanos são as que envolvem quadros alérgicos, em que em casos mais graves causam inclusive choque anafilático. Os problemas que envolvem a pele também podem se desenvolver para além da coceira, como quadros de vermelhidão e feridas quando não tratados.

 

Como perceber as pulgas no ambiente

 

Muitas vezes, por causa do tamanho pequeno, pode ser muito difícil de perceber as pulgas no ambiente, principalmente em casos em que ainda não há infestações severas. Embora pareça menos grave, até em pequenas quantidades é preciso fazer o controle desses parasitas.

 

Os primeiros sinais de que há pulgas na casa são justamente percebidos ao observar os animais que vivem no espaço. Coceira intensa, erupções na pele e inchaço ao redor da ferida são os primeiros indícios de que algo não está bem.

 

Conforme esse parasita se reproduz, esses sintomas tendem a aumentar, gerando ainda mais desconforto, tanto para os animais, quanto para os humanos.

 

Como combater as pulgas

 

A melhor forma de combater as pulgas é evitando que o problema se alastre, ou seja, acabar com esses parasitas ainda no início irá impedir que ocorra uma infestação no ambiente.

 

Para os pets, é aconselhável administrar vermífugos e antiparasitários, como o Nexgard, de acordo com a dosagem, periodicidade e indicação de um veterinário. Além disso, é preciso ainda fazer uma limpeza completa no ambiente pelo qual o animal passou ou dormiu. Lavar os cobertores, limpar os estofados e até mesmo aplicar produtos próprios pelos cantos da casa irá impedir que os ovos desses animais eclodam com o passar dos meses.

 

No caso de infestações mais severas, em que as pulgas estão muito visíveis na residência, afetando a saúde dos humanos, além do tratamento direto nos cães e gatos, pode ser necessário contratar um serviço de dedetização e buscar atendimento médico.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »