O setor varejista responde por cerca de 12% do desperdício global de alimentos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No Brasil, estima-se que entre 10% e 15% do total de alimentos sejam descartados por essa categoria. Para mudar esse cenário, há quase dois anos, o Grupo Supernosso, um dos maiores varejistas do país, segundo o ranking da ABRAS, firmou parceria com a Food To Save. o app nº1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos. Graças a essa iniciativa, a rede foi reconhecida como um dos supermercados que mais salvam alimentos.
Com esse esforço conjunto, ao longo da parceria, a marca já resgatou mais de 275 toneladas de itens de padaria, hortifruti, mercearia, bebidas e muitos outros alimentos, reduzindo a emissão de mais de 688 toneladas de CO₂ na atmosfera. Somente em 2024, o Grupo Supernosso ultrapassou a marca de 203 mil Sacolas Surpresa vendidas, evitando o desperdício de mais de 203 toneladas de alimentos e garantindo o segundo lugar entre os maiores parceiros da Food To Save do ano. De acordo com a foodtech, para calcular o impacto ambiental de cada Sacola Surpresa, a cada 1 kg de alimentos salvos, evita-se a emissão de aproximadamente 2,5 kg de CO₂, reforçando o papel do combate ao desperdício de alimentos na luta contra as mudanças climáticas.
“No Grupo Supernosso, combater o desperdício de alimentos é um compromisso que faz parte da nossa operação diária. A parceria com a Food To Save reforça o propósito. Esse resultado é fruto do engajamento dos nossos colaboradores, da adesão dos clientes e de uma estratégia que alia eficiência comercial e responsabilidade socioambiental”, afirma Marcos Poggiali, diretor comercial do Grupo Supernosso.
Desde o início da operação, a Food To Save já salvou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos em parceria com marcas e consumidores, ajudando a evitar a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO₂. O trabalho conjunto com marcas consolidadas no mercado, como o Grupo Supernosso, demonstra como ações concretas podem transformar o desperdício de alimentos em oportunidades para reduzir impactos ambientais, sociais e até financeiros.
“O Supernosso foi uma das primeiras grandes redes supermercadistas a acreditar no nosso propósito contra o desperdício de alimentos. Quando chegamos a Belo Horizonte, o grupo abraçou essa iniciativa com muito carinho. Estamos honrados em contar com uma marca tão forte no setor, empenhada em mudar o cenário de desperdício que vemos no Brasil”, afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
O setor supermercadista representa cerca de 7% do PIB brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No entanto, apenas em 2022, os supermercados brasileiros desperdiçaram aproximadamente R$ 7,6 bilhões em alimentos próprios para consumo, segundo levantamento da Abras em parceria com o instituto NielsenIQ.
“Sabemos que o desperdício de alimentos é um desafio comum no setor varejista. E envolvem diversos fatores, como a complexidade da gestão de estoque e o manuseio dos produtos. Por isso, estamos muito felizes em unir forças com uma rede tão comprometida como o Grupo Supernosso, que está sempre em busca de soluções sustentáveis para minimizar esse impacto em suas lojas” destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Atualmente, as lojas do Grupo Supernosso contam com mais de 60 unidades cadastradas no app da Food To Save, atendendo diversos bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, além da Região Metropolitana, como Lagoa Santa, Contagem e Nova Lima.
A proposta da Food To Save é simples, eficiente e pode ajudar os estabelecimentos a evitar o desperdício, além de complementarem suas rendas com receita extra. Por meio de seu aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento ou que estão fora do padrão, mas continuam perfeitos para consumo. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os clientes, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício.
Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil. Em quase quatro anos de atuação, a foodtech já resgatou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos nas 12 capitais e demais cidades onde está presente.
Com a Food To Save, qualquer loja ou restaurante de pequeno, médio ou grande porte pode evitar o desperdício de alimentos e reverter o prejuízo do estabelecimento, sem mensalidades ou custos adicionais. Para se cadastrar no aplicativo, basta se inscrever de forma gratuita no site da foodtech.
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GABRIELA PORTO ALEGRE DOS SANTOS
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