Acorde você também!

COP30

Renato Nalini
11/06/2025 09h59 - Atualizado há 1 dia

Acorde você também!
Domínio Público
            Este 2025 é o ano da COP no Brasil. Em novembro, o mundo inteiro estará em Belém do Pará, com a finalidade de discutir o agravamento da questão ambiental. Já não se cuida de mudanças climáticas, mas de emergências trazidas pela excessiva emissão de gases venenosos causadores do aquecimento global.
            São Paulo, a maior cidade brasileira, não pode ficar alheia a isso. E com a finalidade de fazer com que todos os paulistanos participem dessa reflexão, o Prefeito Ricardo Nunes constituiu uma Comissão para promover eventos Pré-COP30 na capital paulista.
            Todos estão convidados a participar. É fácil. Procure plantar uma árvore em lugar disponível. Há muitos espaços prontos para receber uma nova árvore. E ela é fundamental para garantir qualidade de vida para todos os habitantes da megalópole.

            Mas não é só isso. Tornar São Paulo mais sustentável e resiliente precisa ser o compromisso de todos. Há inúmeros Planos em andamento, que precisam merecer a adesão de todos os cidadãos: Plano Municipal de Arborização Urbana, PlanClima, o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, o Planpavel – Plano Municipal de Áreas Protegidas, áreas Verdes e Espaços Livres, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, o Plano Municipal de Educação Ambiental e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais.
            Num desses planos – ou em todos eles – há lugar para o paulistano que se preocupe com o futuro das crianças e queira transformar São Paulo num exemplo de resistência aos fenômenos extremos que continuarão a acontecer, cada vez mais frequentes, mais intensos e mais preocupantes.
            Há lugar para todos! Procure alinhar-se àquilo que São Paulo está fazendo para gerar dias melhores e não dias de aflição. Acorde você também!

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.      
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »