Entre 2 e 9 de junho de 2025, alunos dos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, no interior do Piauí, participam do projeto Teatro e Oficinas: Robótica nas Escolas 2ª edição, que integra teatro, robótica e artes plásticas para promover a conscientização sobre sustentabilidade de forma criativa. Com realização do Ministério da Cultura e da Ecotransforma Produções Artísticas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa usa a arte para transformar a educação ambiental em uma jornada prática e afetiva na construção de um futuro mais consciente. A ação tem patrocínio da New Holland, New Holland Construction e Banco CNH com apoio da concessionária PME Máquinas na região do Piauí.
De acordo com Abílio Martins, diretor da Ecotransforma, a arte é a principal como ferramenta essencial nesse processo, traduzindo conceitos complexos em experiências compreensíveis para as crianças. “Por meio do teatro, os estudantes vivenciam narrativas que conectam tecnologia e meio ambiente em uma abordagem lúdica que, não só os aproxima da criação artística, mas também humaniza a ciência, permitindo que os alunos se conscientizem sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente”, revela.
A história da peça - que será apresentada para 1200 alunos - acompanha Pedro, Sofia e Júlio, robôs com personalidades distintas, em uma cidade onde acabam se deparando com uma manifestação anti-robótica. Diante do conflito, os três usam da improvisação e criam um espetáculo de dança criativo para demonstrar que robôs e humanos podem conviver em harmonia. Com humor e trazendo as crianças para dentro da história, a peça destaca a empatia, o trabalho em equipe e a busca por soluções inovadoras, unindo arte e tecnologia para transformar a desconfiança em parceria.
Alunos transformam ideias em realidade e recebem premiação
Além das oficinas culturais, 250 alunos serão desafiados a construir robôs a partir de materiais recicláveis. O objetivo vai além da criação, mostrando como é possível usar a arte para transformar resíduos cotidianos em soluções robóticas inovadoras. “Para nós, apoiar projetos como este é investir no futuro. Ao unir arte, robótica e reciclagem, não apenas cumprimos parte de nossa missão corporativa, mas também inspiramos crianças a enxergarem a sustentabilidade como um campo de possibilidades — onde criatividade e engenhosidade podem resolver desafios reais”, revela Raquel Montagnoli, gerente de Sustentabilidade da New Holland para a América Latina. Ela ainda destaca que ações como essa fortalecem habilidades essenciais para a próxima geração, formando cidadãos capazes de liderar mudanças positivas em suas comunidades.
Na Feira de Robótica, evento que encerra as atividades, os estudantes apresentarão suas criações ao público e à comissão avaliadora. Os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados com tablets, ferramentas que servirão tanto para impulsionar os estudos quanto para estimular a continuidade de projetos tecnológicos.
Para todos os públicos
O projeto prioriza a inclusão em todas as etapas, contando com intérpretes de Libras, audiodescrição nas palestras em vídeo e na gravação do espetáculo teatral, além de monitores treinados para auxílio personalizado. O espaço físico é adaptado com rampas, corrimãos, piso tátil e sinalização, garantindo acesso seguro a todos.
Cronograma
2 a 5/06 - Uruçuí (PI) - U.E JOSÉ CAVALCANTE
6/06 - Uruçuí (PI) - U.E GENESIA NEIVA e U.E FRANCISCO SOLONAO SARAIVA FERREIRA
9/06 - Baixa Grande do Ribeiro (PI) - BAIXA GRANDE E.M PROFESSORA APARECIDA LEAL
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]