Prestus cria agentes de Inteligência Artificial que valorizam atendimento humano

Ferramenta identifica clientes com maior potencial de conversão e mobiliza vendedores a utilizarem o telefone

JULIANA DE CAPRIO
29/05/2025 15h35 - Atualizado há 1 dia

Prestus cria agentes de Inteligência Artificial que valorizam atendimento humano
Scritta/Divulgação
Conciliar o avanço da inteligência artificial (IA) com soluções que garantam a manutenção de postos de trabalho, especialmente no segmento de serviços, parece ser uma equação difícil diante da velocidade das novas tecnologias. Mas a Prestus, criada há 16 anos por dois engenheiros, acredita que essa inovação pode ser mais eficaz quando, em vez de substituir o atendimento humano, incentiva sua conexão com contatos mais qualificados.

Com mais de 40 secretárias compartilhadas, a Prestus aposta em soluções para o chamado marketing conversacional, que aproveitam os benefícios da automação dos chatbots, ao mesmo tempo que valorizam a presença humana para manter o engajamento na abordagem das empresas. Essa é a premissa da QuickBar, ferramenta de pré-atendimento inédita e que acaba de ser lançada. Trata-se de um ícone flutuante instalado na home page da empresa, que coleta informações do site em tempo real e, com isso, se conecta com os clientes tanto no portal como no WhatsApp da equipe comercial.


De acordo com o chairman do conselho Alexandre Borin, a QuickBar permite identificar clientes com alto potencial de conversão de venda. Eles são encaminhados imediatamente para o atendimento de um profissional preparado para fechar negócio. “A IA tem conhecimento, inclusive, dos serviços e produtos em estoque, dando respostas objetivas em todos os canais de vendas e transferindo o usuário para o contato humano na sequência’, explica.

Os principais diferenciais da QuickBar são a praticidade na instalação, pois exige apenas quatro linhas de código; e a transferência do caso de cada cliente pré-atendido, já com um resumo da sua demanda encaminhado para as equipes de venda, via WhatsApp. “Chatbots, mesmo com IA, têm alta dificuldade de empatizar e levar o consumidor para o fechamento do negócio, quando falamos de vendas consultivas mais complexas. O segredo está no uso da tecnologia para permitir que o consultor acione o cliente em menos de dois minutos”, reforça o CEO.

A QuickBar é mais uma das ferramentas do portfólio de soluções em marketing conversacional da Prestus, voltada especialmente para atender a pequenos empreendedores. “É um excelente meio para tirar dúvidas, proporcionando expressivo ganho de tempo no contato inicial dos clientes. As IAs seguirão entre nós para facilitar grande parte da interface homem-máquina, mas robôs não têm a capacidade plena de assegurar rapidamente a concretização de uma compra”, aposta Borin.

Um exemplo dos benefícios dessa inovação são os corretores de imóveis. Segundo o CEO, será o fim da espera demorada entre o Saiba Mais e o contato de um profissional com clientes que tenham real interesse de compra. “A IA está altamente preparada para identificar o interesse e encaminhar a ligação para o primeiro membro disponível da equipe de vendas ou para as nossas secretárias”, relata.

A ferramenta está disponível para mais de 400 clientes que utilizam, em equilíbrio, a tecnologia e o atendimento humano da Prestus. São mais de 400 companhias de segmentos como clínicas médicas, empresas de softwares, escritórios de advocacia, imobiliárias, provedores de internet, entre muitos outros. Todas as soluções incluem atendimento 24h e a personalização da IA 100% realizada pela Prestus, por um custo entre R$ 500 e R$ 990 por mês. “Temos comprovado que respostas em menos de dois minutos geram 100 vezes mais conversão de negócios do que respostas após 20 minutos, quando o cliente já está fazendo outra coisa e nem responde mais.”, afirma Borin.

 
Sobre a Prestus
Criada pelos engenheiros Alexandre Borin e Leandro Crocomo, a Prestus nasceu em 2009 com foco em soluções compartilhadas de secretária virtual para empresas e tecnologias automatizadas de atendimento por telefone e WhatsApp. Atualmente, mais de 400 companhias de pequeno e médio porte contam com os serviços da empresa, incluindo agências de marketing, consultórios médicos, escritórios de advocacia, imobiliárias, varejistas, plataformas de e-commerce e provedoras de software.
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Maio/2025

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JULIANA PISSARRA DE CAPRIO
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FONTE: Alexandre Borin, chairman do conselho da Prestus (à esquerda), ao lado do CTO Leandro Crocomo e do COO Ivan Rodrigues
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