Atendimento humanizado é diferencial competitivo na era digital

O chamado “digital com toque humano” permite utilizar experiência do cliente para aproximar o contato, personalizar o atendimento e agir com rapidez

JULIA ABDUL - HAK | SMARTCOM INTELIGêNCIA EM COMUNICAçãO
26/05/2025 11h18 - Atualizado há 2 dias

Atendimento humanizado é diferencial competitivo na era digital
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Em um cenário cada vez mais digitalizado, o atendimento ao cliente passou a exigir mais do que apenas rapidez. Hoje, empresas que aliam tecnologia de ponta a uma abordagem empática e personalizada conquistam um espaço de destaque, especialmente no setor financeiro, onde a confiança e o relacionamento são essenciais. Um estudo da PwC mostra que 73% dos consumidores consideram a experiência de atendimento um fator decisivo na fidelização com uma marca. Além disso, 32% afirmam que deixariam de consumir um serviço após uma única experiência ruim.

Na Neoconsig Tecnologia, referência em soluções para gestão de consignados, esse equilíbrio é uma prioridade estratégica. Com respostas ágeis, a empresa integra automação inteligente com protocolos de atendimento humanizado, garantindo agilidade sem abrir mão do acolhimento e da empatia. “A tecnologia é o meio, mas o cliente é o centro de tudo. Nosso objetivo é que ele se sinta ouvido, compreendido e atendido com qualidade, mesmo em atendimentos digitais”, afirma Juliana Selenko, diretora operacional da Neoconsig.


A tendência do “digital com toque humano” tem se consolidado como um diferencial competitivo. Plataformas com inteligência artificial e sistemas responsivos permitem resolver demandas simples em segundos. No entanto, a chave está em saber escalar para atendimentos humanos sempre que necessário, especialmente em situações sensíveis, como renegociações financeiras ou dúvidas sobre dados pessoais.

Juliana explica que, na Neoconsig, os atendimentos automatizados seguem roteiros empáticos, com linguagem acessível e suporte real disponível em tempo integral. “A combinação entre agilidade e cuidado é uma diretriz em nossa operação. Buscamos constantemente evoluir nossos canais para oferecer uma experiência acolhedora, mesmo quando o contato é digital”, afirma a diretora. A empresa utiliza dados de comportamento dos usuários para personalizar as interações, garantindo respostas mais precisas e relevantes.

Esse tipo de integração é apontado por especialistas como o futuro do relacionamento com o cliente. De acordo com o relatório CX Trends 2024, da Zendesk, mais de 60% dos consumidores querem que as empresas usem tecnologia para entender melhor suas necessidades, e isso inclui tanto a rapidez no atendimento quanto o tom de voz utilizado em cada canal.

Porém, além da agilidade e empatia, a personalização tem ganhado força como elemento-chave da experiência do cliente. Sistemas que reconhecem o histórico do usuário, seus produtos e preferências, permitem conversas mais fluídas e assertivas. No setor financeiro, isso se traduz em segurança, economia de tempo e maior fidelização.

Com cinco certificações ISO, incluindo as voltadas para gestão da qualidade, segurança da informação e privacidade de dados, a Neoconsig reforça seu compromisso com um atendimento que vai além da performance. “Queremos entregar não apenas soluções rápidas, mas uma experiência segura, transparente e humana em todas as etapas”, finaliza Juliana.

Sobre Neoconsig - Empresa que oferece soluções para mercado financeiro, com foco em inovação na área de tecnologia e segurança de dados. É referência na gestão de sistemas consignados para servidores públicos, com propriedade e agilidade em segurança por meio de benefícios das folhas de pagamento e agilidade de informações administrados pelo aplicativo Meu Consignado.

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