Captura de Movimento: O Brasil aposta na expansão do MoCap
HAYLA LEITE
27/05/2025 11h14 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
A tecnologia de captura de movimento (Motion Capture, ou MoCap), popular em grandes produções de Hollywood, começa a ganhar força no Brasil. Com aplicações que vão além do cinema e dos games, essa inovação tem se mostrado uma poderosa ferramenta para eventos, convenções e outros setores criativos. No cenário nacional, o diretor, produtor e cineasta Paulo Castello, à frente da produtora Alive Media, tem liderado projetos que utilizam o MoCap como diferencial tecnológico.
Castello e a Alive Media são reconhecidos internacionalmente, tendo conquistado prêmios com o longa-metragem "A Jornada", obra que combinou narrativa cinematográfica de impacto com técnicas inovadoras. A produtora não apenas usa o MoCap em suas produções audiovisuais, mas também busca expandir o acesso a essa tecnologia no Rio de Janeiro e em outras partes do Brasil. “O Rio tem um enorme potencial criativo e uma tradição consolidada no cinema. Ao unir essa força cultural com a tecnologia, podemos transformar a cidade em uma referência nacional em inovações audiovisuais”, afirma o cineasta.
Recentemente, Castello promoveu uma grande demonstração do uso da captura de movimento em um evento no Qualistage, na Barra da Tijuca. Uma personagem virtual interativa, criada para uma imobiliária, reproduziu em tempo real os movimentos de uma atriz no palco, surpreendendo e engajando mais de 2 mil espectadores. “O público ficou fascinado ao ver uma personagem digital ganhar vida diante dos seus olhos. Foi uma experiência inesquecível”, relata o diretor.
A técnica de captura de movimento funciona por meio de sensores colocados no corpo do ator, que captam seus movimentos e os convertem em dados digitais. Esses dados são usados para animar personagens virtuais, permitindo performances em tempo real. Embora seja amplamente conhecida no exterior, a tecnologia ainda está sendo descoberta no Brasil, com grande potencial para revolucionar eventos e produções audiovisuais. Além de criar personagens e mascotes interativos, o MoCap traz uma experiência visual dinâmica e imersiva, aumentando o impacto das apresentações ao vivo.
Estudos, como o relatório da desenvolvedora de softwares Avanade, apontam que empresas globais com faturamento entre 500 milhões e 5 bilhões de dólares estão investindo cada vez mais em ferramentas como a inteligência artificial e o MoCap, com aplicações que vão desde entretenimento até saúde e esportes.
Paulo Castello acredita que o Brasil está preparado para se tornar um protagonista nessa transformação tecnológica. "A tecnologia de motion capture já é amplamente explorada no exterior, mas aqui ainda estamos nos primeiros passos. Temos o talento criativo, temos histórias incríveis para contar e, agora, precisamos ampliar o uso dessas ferramentas para levar nossas produções a outro nível", conclui Castello.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HAYLA MARIA LEITE DA SILVA RIBEIRO BRAGA
[email protected]