Frente fria mobiliza Estado e Prefeitura de São Paulo para acolher população vulnerável

Com previsão de temperaturas abaixo de 10 °C, ações emergenciais incluem abrigos, distribuição de alimentos e reforço nas equipes de abordagem a pessoas em situação de rua

Redação - Itaquera em Notícias
28/05/2025 15h17 - Atualizado há 1 dia

Frente fria mobiliza Estado e Prefeitura de São Paulo para acolher população vulnerável
Divulgação / Prefeitura de São Paulo

Com a chegada da primeira onda de frio de 2025, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo iniciaram ações emergenciais para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desta quinta-feira (29), a Defesa Civil estadual, em parceria com diversas secretarias, coloca em operação o Abrigo Solidário na estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô. No mesmo dia, a capital retoma a Operação Baixas Temperaturas (OBT), que envolve tendas de apoio em todas as regiões da cidade.

No Abrigo Solidário, serão disponibilizadas 100 vagas para homens, mulheres, famílias e animais de estimação. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o espaço funcionará até domingo (1º), das 19h às 8h, oferecendo pernoite, cobertores, roupas, jantar e café da manhã. A ação conta com apoio da Prefeitura, que disponibilizou ambulância e banheiros químicos no local. Já os animais acolhidos terão espaço adequado e alimentação garantida.

Em paralelo, a Operação Baixas Temperaturas da Prefeitura intensifica as abordagens às pessoas em situação de rua, com equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). Segundo o poder executivo municipal, serão oferecidas vagas de acolhimento, com transporte, banho, jantar e café da manhã, respeitando o perfil dos acolhidos. A rede socioassistencial da capital é a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas distribuídas em 380 serviços.

Dez tendas serão montadas em pontos estratégicos, funcionando das 18h à 0h, com distribuição de sopa, pão, chá, chocolate quente e água, além de atendimento médico e fornecimento de cobertores. Centros esportivos municipais também servirão como pontos de acolhimento temporário, com estrutura para pernoite e alimentação. A população pode acionar o serviço de abordagem pelo telefone 156, 24 horas por dia.

A mobilização ocorre em resposta à previsão de queda acentuada nas temperaturas entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da DC Estadual, a sexta-feira (30) deve registrar o dia mais frio do ano até agora, com mínimas inferiores a 10°C em diversas regiões, podendo atingir 5°C no Vale do Ribeira e Itapeva, e 6°C em cidades como Marília e Bauru.

Na capital paulista, o CGE municipal decretou estado de alerta para as baixas temperaturas ainda na quarta-feira (28), diante da aproximação de uma frente fria acompanhada de ventos fortes, com rajadas superiores a 60 km/h em algumas regiões. As temperaturas devem despencar para cerca de 8°C na madrugada de sexta-feira, aumentando o risco para pessoas em situação de rua, idosos e crianças.


Notícias Relacionadas »