Ensinar segurança no trânsito de forma leve e divertida. Essa é a proposta do espetáculo Ir e Vir: Cidadão Vigilante, da Companhia de Teatro Parafernália. Em turnê pelo interior de São Paulo, a peça chega nesta semana a três cidades: Aguaí, Holambra e Jaguariúna.
No dia 27 de maio, a peça será apresentada em Aguaí, às 9h e 14h, no CEMEIA. No dia 28, Holambra recebe duas sessões na Escola Municipal Jardim Flamboyant, às 10h40 e 13h15. Já nos dias 29 e 30, é a vez de Jaguariúna, com apresentações às 9h e 14h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Voltada para crianças de 6 a 12 anos, a peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Renovias Concessionária. O evento é gratuito e a classificação é livre.
O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. A peça irá percorrer 16 cidades, com 40 apresentações pelo interior do estado. A expectativa é a de atender cerca de oito mil pessoas em 2025.
“A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena e ator, João Paulo Vital.
A história O espetáculo conta a história de Gael (interpretado por Vinícius Rodrigues), Valentina (Jéssica Frizão) e Lucas (João Paulo Vital) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda (Joyce Pontes), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público. 'Ir e Vir: Cidadão Vigilante' faz parte do projeto Caminhos em Cena, com texto de autoria de Almir Pugina e direção de Alexandre Souzah. “Convidamos os pais e responsáveis a incentivarem as crianças e adolescentes a participarem das apresentações do espetáculo, seja em escolas ou teatros. A arte, a cultura e a educação são verdadeiros agentes transformadores, e todos que assistirem ao espetáculo com certeza se tornarão cidadãos mais conscientes e vigilantes”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes. Também serão distribuídas cerca de oito mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Confira a agenda do espetáculo:
Aguaí (SP) Data: 27/05/2025 Horário: 9h e 14h Local: CEMEIA (Complexo de Educação Municipal de Ensino Integral de AguaÍ) Endereço: Rua Sete de Setembro, 256 - Centro, Aguaí (SP)
Holambra (SP) Data: 28/05/2025 Horário: 10h40 e 13h15 Local: Escola Municipal Jardim Flamboyant Endereço: Rua Jorge Latour, 964 - Jardim Flamboyant, Holambra (SP)
Jaguariúna (SP) Data: 29 e 30/05/2025 Horário: 9h e 14h Local: Teatro Municipal Dona Zenaide Endereço: Rua Alfredo Bueno, 1151 - Centro, Jaguariúna (SP)
Casa Branca (SP) Data: 18/06/2025 Horário: 10h e 13h15 Local: EMEB Prof Carlos Corrêa Mascaro Endereço: Rua Antônio Flores Panico, S/N - Cidade Jardim I, Casa Branca (SP)
Sobre a Renovias: A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e Artesp.
Sobre a Cia de Teatro Parafernália: Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. Com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): RICARDO BENTO GONCALVES [email protected]