A plataforma Mães Negras do Brasil promoverá mais uma palestra de Letramento Racial, com o tema “A violência sexual no Brasil: Cor, Gênero e Classe Social”. A palestra faz parte da Programação Oficial de 2025 da plataforma, que contempla sessões mensais.
A palestra abordará dados alarmantes, raízes históricas e impactos da objetificação dos corpos negros, destacando como essa violência persiste até hoje. Com a informação como ferramenta de proteção, serão discutidas formas de prevenção e defesa. Ao final, uma roda de acolhimento criará um espaço seguro para falas individuais e esclarecimento de dúvidas legais.
O evento será conduzido por Carolina Moraes Franklin, servidora pública há 12 anos e atuante em causas sociais há 10. Em 2023, criou o Projeto Aprender para Proteger, focado no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Atualmente, o projeto atua na Zona Norte do Rio de Janeiro, promovendo palestras, eventos e acolhimento emocional às vítimas, fortalecendo a conscientização e a proteção infantil por meio da educação e do apoio comunitário.
O Programa de Letramento Racial acontece todo último sábado do mês. Nas palestras, profissionais especialistas compartilham conhecimento e abrem espaço para conversas verdadeiras e profundas. E as participantes, mães negras, aprendem sobre a história e constroem alternativas para bem viver e educar seus filhos com segurança. Seguir os seus sonhos e realizar os sonhos de seus ancestrais.
A inscrição pode ser feita diretamente pelo site da plataforma, através do link: https://www.maesnegrasdobrasil.com/event-details/letramento-racial-a-violencia-sexual-no-brasil-cor-genero-e-classe-social-2025-05-31-09-00. Os ingressos variam entre R$20 e R$60, e planos de assinatura que garantem descontos exclusivos para as assinantes. Para acessar a programação completa e outros eventos que serão realizados ao longo de 2025, acesse: www.maesnegrasdobrasil.com/programação
Sobre Mães Negras do Brasil
A Mães Negras do Brasil é uma startup de impacto social fundada em 2023 com o objetivo de desenvolver e impulsionar transformações estruturais na sociedade em prol da equidade de gênero e de raça, principalmente no mercado de trabalho. A plataforma, que foi fundada pela engenheira Thais Lopes, apoia milhares de mulheres negras com rede de apoio, empoderamento, geração de renda e conquista de destaque no mercado de trabalho. As participantes da comunidade têm acesso a uma variedade de serviços e benefícios como grupos de conversas, rodas de escuta, mentorias, letramento racial, trilha de carreira, marketplace, agenciamento para palestras, cursos e workshops em diferentes áreas. Em 2025 a startup celebra dois anos e a marca de quase duas mil membras em todas as regiões do país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SILVA DE SOUZA LOPES
[email protected]