Filme bombástico "O Efeito Casa Branca" abre a Mostra Ecofalante de Cinema 2025
Evento acontece de 28 de maio a 11 de junho em São Paulo, com entrada gratuita
ATTI COMUNICAÇÃO
24/05/2025 10h36 - Atualizado há 1 dia
ecofalante
O longa-metragem “O Efeito Casa Branca”, produção norte-americana dirigida pela dupla Bonni Cohen e Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos é atração da cerimônia de abertura da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema.
O evento acontece na quarta-feira, 28 de maio, às 19h30, no Reserva Cultural, em São Paulo, com condução da jornalista e apresentadora Adriana Couto. A sessão é exclusiva para convidados – “O Efeito Casa Branca” ganha projeção aberta ao público em 4/06, às 18h20, no Reserva Cultural, com entrada franca.
Considerado como bombástico pela crítica, o enredo de “O Efeito Casa Branca” (“The White House Effect”, 2024, 96 min) destaca o chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o ambientalista William Reilly, que se vê em desacordo com o maquiavélico chefe de gabinete de George H.W. Bush, John Sununu. O filme tem causado impacto nos mais importantes festivais internacionais de documentários, como o IDFA-Amsterdã, CPH:DOX (Copenhague) e DOC NYC (Nova York), entre outros eventos. Exibido no Festival do Rio, a obra é inédita em São Paulo.
O codiretor Pedro Kos, nascido no Rio de Janeiro e radicado nos Estados Unidos, foi montador do longa “Lixo Extraordinário” (2010), dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros Karen Harley e João Jardim, indicado ao Oscar de Melhor Documentário e premiado no Festival de Berlim. Também codirigiu com Jon Shenk a produção original da Netflix “Onde Eu Moro” (2021), indicada ao Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem. Seu trabalho mais recente como diretor é o longa ficcional “No Nosso Sangue” (2024).
O filme integra o Panorama Internacional Contemporâneo da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, maior evento audiovisual dedicado a temáticas socioambientais da América Latina, acontece de 28 de maio a 11 de junho em 49 salas de cinema e espaços culturais e educacionais de São Paulo, com entrada gratuita. Com 125 filmes de 33 países, a programação traz produções premiadas e reconhecidas em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Tribeca, Locarno, IDFA, DOC NYC, Visions du Réel e CPH:DOX. A 14ª Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do ProAC - ICMS. Ela tem patrocínio da White Martins, Itaú e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Tem apoio institucional da Embaixada da França, do Institut Français, da Aliança Francesa São Paulo, do FIFE - Festival Internacional de Cinema de Educação, do Goethe-Institut São Paulo, da Associação Paulista de Cineastas - Apaci, do Fórum dos Festivais e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]
FONTE: atti comunicacao