São Paulo, 13 de maio de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, acaba de anunciar seu mais recente Relatório Anual de Sustentabilidade. Elaborado com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), o material reúne as principais conquistas da companhia em 2024 como resultados econômico-financeiros, ambientais, sociais e de governança alcançados ao longo do ano.
Entre os destaques do período está a celebração dos 25 anos de história da empresa no último ano e evolução de sua marca para ISA ENERGIA BRASIL, que destaca a expansão nacional da empresa nos últimos anos. Além disso, a companhia investiu em 2024 um valor recorde de R$ 2,2 bilhões em projetos greenfield que impulsionam a transição energética no País e permitem a conexão de fontes renováveis de energia ao Sistema Interligado Nacional, reafirmando seu compromisso com a excelência, a inovação e a construção de um futuro mais sustentável.
A companhia também avançou em sua estratégia climática na frente de mitigação e registrou 20% de redução em emissões do SF6 nos últimos 3 anos, gás de propriedade isolante e extremamente importante para o setor elétrico, mas com impacto relevante no aquecimento global. Em adaptação climática, apesar de exposto a eventos climáticos mais severos, como ventos e incêndios, o sistema de transmissão da companhia tem sido resiliente às mudanças climáticas e não houve registro de impactos relevantes no período. No entanto, a empresa atuou com robustez em seus planos de contingência que prevê ações para compor o sistema com agilidade, tendo sido responsável pela liderança do grupo de trabalho do Plano Verão 2024/2025 com a participação de diversos agentes.
Foram investidos também mais de R$ 3 milhões em 50 projetos sociais (recursos próprios e incentivados), além do apoio a um novo projeto de conservação com mais de 40 mil hectares na Amazônia, por meio do Programa Conexão Jaguar, principal plataforma da companhia para potencializar a conservação da biodiversidade.
“Nosso objetivo é acelerar a transição energética, um elemento vital para garantir um futuro sustentável. Estamos comprometidos em alcançar isso, colocando as pessoas e o planeta no centro de nossas ações. Em 2024, evoluímos em ações concretas que reforçam nosso compromisso com a mitigação das mudanças climáticas, com um impacto social positivo e o desenvolvimento sustentável”, afirma Ana Carolina David, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da ISA ENERGIA BRASIL.
Confira os principais destaques do período:
Segurança e saúde (capital humano):
Operação, manutenção e projetos (capital manufaturado):
Meio ambiente e sociedade (capital natural e social):
Diversidade, equidade e inclusão (capital humano):
Inovação e digitalização (capital intelectual):
Resultados financeiros (capital financeiro):
Reconhecimentos de 2024:
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 Estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves.
Com mais de 1.600 colaboradores(as), a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cristian Francisco Buono Costa
[email protected]