Com foco em sustentabilidade, Startup Weekend Caxias do Sul chega à 14ª edição

Iniciativa propõe 54 horas de imersão para criar negócios inovadores

MAIARA BACHI - DINAMICA CONTEUDO
20/05/2025 14h14 - Atualizado há 2 meses

Com foco em sustentabilidade, Startup Weekend Caxias do Sul chega à 14ª edição
Lidiane Soares

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, Caxias do Sul recebe a 14ª edição do Startup Weekend, evento que propõe o desenvolvimento de ideias de negócio com base na metodologia internacional da Techstars. O tema deste ano é a sustentabilidade e os participantes terão 54 horas para criar suas startups. 

Com 120 participantes previstos e 15 mentores confirmados, o evento reúne pessoas com diferentes formações e níveis de experiência, que se dividem em equipes para transformar ideias em modelos de negócio viáveis. Ao longo dos três dias, os grupos são orientados por profissionais de áreas como tecnologia, gestão, meio ambiente e inovação. 

O Startup Weekend é voltado a quem deseja iniciar um projeto, testar ideias, fazer novas conexões ou vivenciar, na prática, os processos envolvidos na criação de um negócio. Para Paula De Marco, organizadora da edição e especialista em meio ambiente, o evento tem ganhado um papel social relevante: “É muito mais que um evento, se torna uma causa. É a inovação que se preocupa com seu contexto, com sua comunidade.”

A escolha pela temática sustentável tem relação direta com o contexto local: em 2024, a última edição do evento foi adiada devido às enchentes no estado. Agora, aproveitando a Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, de 1 a 5 de junho, o evento se propõe a discutir como inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas na criação de novos negócios.

O tema está ganhando cada vez mais relevância no cenário internacional, mas ainda não tem gerado os resultados necessários. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 exigirá mudanças estruturais significativas, especialmente nos setores produtivos. Ainda de acordo com a ONU, cerca de 85% das metas ambientais estão fora do caminho previsto, o que reforça a urgência de novas soluções com foco no impacto. 

No cenário empreendedor, os critérios de ESG (ambientais, sociais e de governança) têm ganhado força como parte estratégica na obtenção de investimentos. Segundo levantamento global da consultoria PwC, publicado em 2023, 76% dos investidores levam em conta fatores ESG no processo de decisão. 

Paula De Marco, líder dessa edição, destaca que eventos como esse causam inquietação na comunidade e promovem ambientes de mudança. Ela ainda reforça que a conscientização vai além do desenvolvimento de aplicativos ou de tecnologias, mas envolve repensar os processos internos que estão sendo seguidos há anos dentro e fora das empresas. 

A causa foi prontamente abraçada por um ecossistema diverso, reunindo organizadores de diferentes áreas que atuam de forma voluntária: Mariéli Londero, Paula De Marco, Aniéli Londero, Nathália Cecconello, Tainara Dall’Agno, Deise Ulian, Quelem Selau, Katherin Misura, Patrícia Vieckzorek, Ana Luísa Fabiani, Pamela Mendes, Gustavo Furlan, Fabiano Zamboni, Valmir Kerber e Patrick Coradi. A condução da edição será feita por Aretusa Teixeira, engenheira agrônoma e de segurança do trabalho, com longa trajetória na área de inovação.

SERVIÇO
O que: Startup Weekend 
Quando: 06, 07 e 08 de Junho
Onde: Conexo (R. Atílio Andreazza, 3480 - Caxias do Sul, RS)
Informações: O valor do evento inclui: participação nos três dias de programação, acesso a workshops e mentorias, todas as refeições e kit completo com crachá, camiseta, copo e outros brindes exclusivos.
Inscrições: O ingresso para os três dias custa R$145 e pode ser adquirido através do Sympla.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
maiara@dinamicaconteudo.com.br


Notícias Relacionadas »