Projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil” encerra jornada com exposição na Feira de Arte de Jaguariúna

Pela primeira vez, peças criadas pelas 100 alunas do projeto serão comercializadas na mostra final, promovendo arte, renda e visibilidade

BOAS HISTóRIAS COMUNICAçãO
08/08/2025 16h58 - Atualizado há 5 horas

Projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil” encerra jornada com exposição na Feira de Arte de Jaguariúna
Fumaça Produções
O projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos” está movimentando Jaguariúna com uma semana intensa de aprendizado, trocas e muita criatividade. O ponto alto acontece no próximo sábado, 9 de agosto, durante a Feira de Arte e Artesanato de Jaguariúna, no Parque Santa Maria, com a mostra final dos trabalhos produzidos pelas alunas.

“A Arte de Bordar superou as nossas expectativas em Jaguariúna. Ver mulheres de diferentes idades e histórias se reunindo para aprender, criar e compartilhar memórias por meio do bordado tem sido algo transformador. Mais do que uma técnica artesanal, o projeto trouxe autoestima, pertencimento e novas possibilidades de renda para muitas participantes. É uma alegria imensa ver como a tradição do bordado pode ser tão viva, contemporânea e capaz de conectar gerações. Ficamos muito felizes em ver como Jaguariúna e a MAHLE abraçaram o projeto com carinho”, afirma a idealizadora do projeto, Fernanda Nadal.


Nesta edição, 100 mulheres foram selecionadas, das 145 inscritas, para participar das oficinas gratuitas com a artista Fernanda Nadal. Ao longo da semana, elas estão aprendendo técnicas de bordado em pedrarias e confeccionando peças únicas, cheias de significado, memória e identidade.
A mostra, que é aberta ao público pois ocorre na tradicional feira de arte e artesanato da cidade, vai apresentar criações exclusivas, que também estarão à venda durante o evento de encerramento. “É uma oportunidade especial para valorizar o trabalho artesanal local e apoiar o empreendedorismo feminino”, destaca Fernanda.

Durante o evento, também será anunciada a seleção de 20 participantes que receberão mentoria exclusiva com Fernanda Nadal, com acesso ao Clube Criativo por três meses.
O projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos” (PRONAC 247803) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. Em Jaguariúna, conta com o patrocínio da MAHLE e apoio da Prefeitura Municipal de Jaguariúna. A coordenação geral é de Fernanda Nadal e a produção executiva da Amora Produções Culturais.

Serviço:
Mostra final do projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos
Data: 9 de agosto (sábado)
Local: Feira de Arte e Artesanato de Jaguariúna – Parque Santa Maria
Horário: das 9h às 11h
Saiba mais: www.bordadeirasdobrasil.com.br
Instagram: @aartedebordarpelobrasil
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CLAUDIA MIGUEL BENETTE
[email protected]


Notícias Relacionadas »