Crianças vivenciam tecnologia, ciência e criatividade no Museu do Amanhã com o Cultura Maker- Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica

Projeto já está na terceira etapa de realização com ações que possibilitam crianças e jovens de periferia viver experiências que possam projetar novas perspectivas de futuro

Comunicação
20/05/2025 12h29 - Atualizado há 4 horas

Crianças vivenciam tecnologia, ciência e criatividade no Museu do Amanhã com o Cultura Maker- Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica
Divulgação

Iniciado em 2024, o “Cultura Maker - Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica”, desde suas primeiras ações, preocupa-se em transformar o olhar de crianças e jovens periféricos, projetando-os para perspectivas de um futuro onde a cultura e as ferramentas tecnológicas caminhem juntas. Para isto, ações que envolvam práticas lúdicas, vem sendo realizadas em diferentes espaços da cidade cujo acesso se fazia distante para este público até então. 

Em um mundo globalizado, onde a necessidade de alinhar tecnologia, sustentabilidade e ancestralidade, o Museu do Amanhã foi um dos espaços escolhidos pelo projeto para uma ação que envolveu cerca de 80 crianças da Baixada Fluminense para uma experiência transformadora em um dia de imersão em ciência, tecnologia e criatividade. Mais do que uma visita, o encontro representou uma grande oportunidade de acesso à cultura e à construção de novas perspectivas para o futuro.

A visita ao Museu do Amanhã simbolizou esse compromisso: ao explorar exposições interativas e participar de oficinas colaborativas, os jovens puderam experimentar o que é ser protagonista de suas próprias histórias — conectando saberes, despertando vocações e ampliando horizontes.

 “Quando aproximamos as crianças da ciência, da arte e da cultura, estamos plantando sementes de futuro. O ‘Cultura Maker- Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica’ existe para garantir que esses acessos sejam direitos, e não exceções”, afirma José Carlos Vieira Junior, CEO da Drum. 

Ao longo de 2024, o Cultura Maker impactou centenas de participantes de territórios periféricos do Rio de Janeiro com oficinas, vivências e formações voltadas à educação criativa. A iniciativa, concebida pela Lys Cultural e realizada pela Drum Brasil, chegou agora à sua terceira etapa, que prevê novas atividades em espaços culturais de referência. O objetivo é ampliar ainda mais o acesso desse público a ambientes que inspiram, educam e oferecem caminhos concretos de transformação social.

Com patrocínio da Ambipar, Dataprev, Navi, Viridien e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o Cultura Maker conta ainda com o apoio de instituições parceiras como a Biblioteca Parque da Rocinha, co.liga, MAR, OEI e Fundação Roberto Marinho.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
[email protected]


Notícias Relacionadas »