As formações técnica e tecnológica são realidades necessárias para o Brasil, num mercado de trabalho muitas vezes carente de profissionais especializados. Para trilhar esse caminho para o futuro profissional, 35 adolescentes em medida socioeducativa em 21 centros da Fundação CASA em 18 cidades paulistas conquistaram aprovações nos processos seletivos das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) e Faculdades de Tecnologia (Fatec). A Etec e a Fatec são instituições de ensino gratuitas do Governo de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza.
Do total de aprovações, 21 jovens passaram na primeira lista de chamada e foram matriculados e já poderão cursar as aulas de ensino a distância ou presenciais, com autorização do Poder Judiciário, já no segundo semestre de 2025. São 20 adolescentes matriculados em unidades da Etec localizadas nas cidades de São Paulo, Guarujá, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Botucatu, Caraguatatuba, São José dos Campos, Piracicaba, Limeira, Marília, Lins e Irapuru. Um jovem está matriculado na unidade da Fatec em Araçatuba.
Os aprovados escolheram 16 cursos, sendo 12 técnicos e quatro formações tecnológicas. As áreas vão desde administração e recursos humanos a análise e desenvolvimento de sistemas e biocombustíveis.
“A continuidade da educação, agora com o foco na profissionalização, amplia muito o horizonte desses adolescentes, promovendo a cidadania e sendo meio eficaz de conquistar a inserção no mercado de trabalho”, avalia a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
A Fundação CASA registrou as 35 aprovações em 31 centros socioeducativos: Rio Paraná, Chiquinha Gonzaga e Nova Vida, em São Paulo; Osasco I, em Osasco; Santo André I, em Santo André; Mongaguá; Guarujá; Rio Pardo, em Ribeirão Preto; Araraquara; São Carlos; Botucatu; Maestro Carlos Gomes, em Campinas; Limeira e Morro Azul, em Limeira; Rio Piracicaba, em Piracicaba; Tamoios, em São José dos Campos; Caraguatatuba; Marília; Vitória Régia, em Lins; Araçá, em Araçatuba; e Irapuru I, em Irapuru.
Os 14 jovens suplentes – oito para a Etec e seis para a Fatec – aguardam as próximas listas de chamada.
Sobre a Fundação CASA A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações no site:
fundacaocasa.sp.gov.br.