O município de Paracatu, em Minas Gerais, vem se consolidando como um novo polo de energia renovável no Brasil. A chegada do Complexo Solar Boa Sorte, da Atlas Renewable Energy, impulsionou a economia local e marcou um novo capítulo para a região. Para registrar e celebrar essa transformação, a líder brasileira em geração centralizada fotovoltaica, segundo o ranking da ePowerBay, lançou um livro que documenta essa nova fase da cidade e da empresa.
A obra destaca o papel de Paracatu na transição energética do Brasil, ressaltando a importância do município — que possui um dos maiores índices de irradiação solar de Minas Gerais — como ponto estratégico para a expansão da matriz renovável nacional. O livro também valoriza a forte identidade cultural da cidade, reconhecida por suas manifestações artísticas e religiosas, pela arquitetura histórica e, sobretudo, pela rica herança da cultura negra, mantida viva por diversas comunidades quilombolas da região.
A integração entre o projeto da Atlas e a cultura regional é um dos destaques da publicação. A capa do livro, por exemplo, foi criada por uma artista da cidade, traduzindo a conexão entre a natureza, a tradição e a modernidade que hoje convivem em Paracatu. Essa sinergia também se expressa nas iniciativas sociais promovidas pela companhia, como a realização da Semana da Consciência Negra dentro do próprio canteiro de obras, levando grupos culturais e moradores de quilombos para oferecer oficinas e apresentações aos trabalhadores — uma forma de relembrar e celebrar a herança cultural da região.
Além de contribuir para a redução das emissões de CO₂, o Complexo Solar Boa Sorte impulsiona o desenvolvimento local por meio de programas educacionais, de capacitação profissional e ações comunitárias. Entre elas estão a Oficina Ecoar, projeto de formação em cinema documental desenvolvido para Paracatu, oficinas de tecnologia para crianças da comunidade Jambreiro, atividades de educação ambiental, ações de saúde e eventos comemorativos, como a celebração do Dia das Crianças para as comunidades rurais vizinhas — que mantêm uma relação próxima com o projeto.
“O Complexo Solar Boa Sorte exemplifica o compromisso da Atlas Renewable Energy com a transição energética sustentável. Nosso objetivo é mostrar como grandes projetos impulsionam o desenvolvimento e criam oportunidades para um futuro mais sustentável. Registrar essa história em um livro foi uma forma de compartilhar a importância dessa transformação com a comunidade local e com o Brasil, além de destacar o impacto positivo que a energia solar tem no setor energético do país”, afirma Fernanda Abreu, Diretora Global de ESG na implementação de projetos Atlas.
A publicação reforça a conexão entre Paracatu e a geração de energia limpa, evidenciando como as fontes renováveis podem caminhar lado a lado com a preservação da cultura e o fortalecimento de comunidades. Além de Boa Sorte, a Atlas está desenvolvendo mais um projeto na região, o Complexo Solar Luiz Carlos. O foco em legados duradouros é presente em todas as suas relações e com iniciativas como essa, a Atlas Renewable Energy reafirma seu compromisso de ir além da geração responsável, contribuindo de forma concreta e sensível para o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atua.
Sobre a Atlas Renewable Energy
A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável com um portfólio de projetos de 8,4 GW, dos quais 2,5 GW estão em fases avançadas de desenvolvimento, prontos para contratação, e 3,6 GW, em operação. Sua estratégia está focada em ajudar grandes empresas a fazer a transição energética para 100% de energia limpa. Para mais informações, visite: https://pt.atlasrenewableenergy.com/ Informações à imprensa
RPMA Comunicação
[email protected]
Andrea Natali - 11 99232-0553
Marília Bonifácio - 11 98586-9994
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cristian Francisco Buono Costa
[email protected]