NIAD celebra um ano de parceria com o ColorADD com ações gratuitas em seis shoppings no Brasil
Projeto inédito na América Latina no setor de shopping centers, que utiliza um alfabeto das cores aprovado pela comunidade científica internacional como ferramenta de inclusão para daltônicos, terá campanha institucional e eventos em shoppings no RJ, ES, PR, GO e no DF, dia 22 de maio, para celebrar um ano da parceria NIAD x ColorADD no Brasil.
LIGIA VIEGAS
19/05/2025 09h38 - Atualizado há 17 horas
W3 Comunicação
Você sabia que mais de 90% das informações no mundo utilizam cores como fator primário na comunicação? Esse é um dado impressionante, especialmente quando lembramos que o daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 9 milhões de pessoas no Brasil e 350 milhões no mundo, gerando dificuldades de integração e de acessibilidade, além de perda de diversas oportunidades. Para ampliar a inclusão e a acessibilidade dessas pessoas, em maio de 2024 a NIAD firmou uma parceria com a ONG portuguesa ColorADD, tornando-se a primeira administradora da América Latina a sinalizar seus shoppings com o alfabeto das cores para daltônicos. Uma iniciativa que já impactou mais de 4 milhões de pessoas durante, não apenas nas visitas diárias aos shoppings, como nos eventos realizados ao longo de um ano nos empreendimentos administrados. Para celebrar um ano desta parceria, no dia 22 de maio a NIAD divulgará uma campanha institucional em suas redes sociais e nas dos shoppings Boulevard Brasília (DF), Boulevard Londrina (PR), Boulevard Vila Velha (ES), Shopping Bougainville (GO), Shopping Pátio Alcântara, São Gonçalo Shopping e Santa Cruz Shopping (RJ). A mensagem da ação “A beleza da inclusão está além do que os olhos alcançam” reforça a importância de compreendemos todas as pessoas com sensibilidade e empatia para uma verdadeira conexão. Além disso, os empreendimentos NIAD terão espaços interativos para que os clientes participem de ativações como jogos e recreações temáticas, dinâmicas educativas com símbolos do alfabeto das cores, além da aplicação do Teste de Ishihara, utilizado para detecção do daltonismo. Os clientes também poderão participar de experiências sensoriais com óculos que simulam a visão dos daltônicos, proporcionando uma vivência única que permite que o público compreenda na prática os desafios enfrentados por essa parcela da população. Desde o início do projeto, em 2024, centenas de pessoas foram diagnosticadas com daltonismo nas consultas realizadas nos empreendimentos. Muitas delas, de comunidades carentes, que normalmente não teriam acesso fácil a esse tipo de exame. Um diagnóstico com o potencial de transformar profundamente a vida dessas pessoas, oferecendo-lhes a oportunidade de compreender e lidar melhor com sua condição. Segundo Eduardo Borges, CEO da NIAD, esse não é um projeto pontual. É um compromisso da companhia com a sociedade para debater o daltonismo, pensar nas necessidades e criar ambientes mais acessíveis para todos. “É um compromisso social para inspirar e transformar a vida das pessoas, dentro e fora dos nossos shoppings. Uma inovação simples, mas com um impacto gigantesco na vida dos daltônicos”, avalia Borges. Até o final do ano, mais dois shoppings NIAD serão sinalizados com o ColorADD. ColorADD no Varejo: a abrangência da parceria entre a NIAD e o ColorADD ultrapassa as sinalizações físicas aplicadas nos seis empreendimentos, que englobam áreas estratégicas como estacionamentos, elevadores, banheiros, caixas coletoras de resíduos, pilastras, portas e espaços de acolhimento. É uma iniciativa real para melhorar a vida das pessoas. A sinalização do alfabeto das cores permite que todos os clientes tenham experiências de compras mais inclusivas, acessíveis e completas. Pesquisas realizadas pela ONG ColorADD indicam que 90% dos daltônicos não conseguem escolher ou comprar roupas sozinhos. Nas atividades de lazer, as crianças daltônicas enfrentam dificuldades para colorir. Nos estacionamentos com áreas por cores, a incidência de “perda” do carro também é notada nesse grupo de pessoas. Os clientes não conseguem identificar o setor e enfrentam dificuldades para localizar o carro. Até no incremento do descarte consciente do lixo, os clientes podem enfrentar obstáculos. E na hora de jogar o lixo nos coletores identificados por cores, os daltônicos, muitas vezes, optam por não realizar a reciclagem para evitar erros. Eduardo Borges destaca que o projeto é um exemplo de como uma tomada de decisão que une uma ideia inovadora e práticas simples podem, de forma sensível e impactante, melhorar a qualidade de vida e transformar a rotina das pessoas para melhor. “A parceria entre a NIAD e o ColorADD nasceu para ressignificar a experiência de compra e ampliar horizontes para pessoas com daltonismo, em uma proposta que une ciência, design e sensibilidade social. Nosso objetivo é transformar a visita aos shoppings em uma experiência mais acessível, educativa e inclusiva, ressaltando o compromisso com a responsabilidade social e a promoção de uma comunicação sem barreiras”, reforça. Sobre o ColorADD: criado pelo designer português Miguel Neiva, há mais de 15 anos, o ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite aos daltônicos identificar cores. Este sistema inovador utiliza símbolos simples para representar as cores primárias e suas combinações, funcionando como uma paleta de tintas. Três desenhos básicos representam o amarelo, azul e vermelho, e suas junções criam outras cores, como o verde a partir do amarelo com o azul. O fundo preto indica tons escuros, enquanto o branco representa os claros. Aprovado pela comunidade científica internacional, o ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades. No mundo, já é utilizado em transporte público, sinalização de mobiliário urbano, hospitais, shoppings, sinalização de praias e até em etiquetas de vestuário e em brinquedos e material escolar. Uma ferramenta inovadora que já recebeu diversos reconhecimentos internacionais, como o prêmio " Global Inclusion Award 2024" da UNESCO e o reconhecimento pela Ashoka, uma das cinco ONGs de maior impacto social no mundo, que lidera um movimento global para criar uma sociedade onde todos se reconheçam como agentes de transformação positiva. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA VIEGAS RAMOS
[email protected]
FONTE: https://niad.com.br/