Rio de Janeiro, 15 de maio de 2025 – Mais de 150 empresas e organizações da sociedade civil, presentes em todas as regiões do Brasil, aderiram ao Movimento Violência Sexual Zero e estão promovendo, ao longo deste mês, uma ampla agenda de mobilização e conscientização voltada à prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
As ações incluem palestras educativas, campanhas de comunicação interna, projeções simbólicas em prédios públicos, blitz educativas em escolas, eventos com especialistas, rodas de conversa, caminhadas e ativações nas redes sociais, com foco na disseminação de informação qualificada e no incentivo à denúncia por meio do Disque 100. Confira aqui a lista com as ações das empresas.
A iniciativa ganhou força com o lançamento oficial da campanha em março, sob a liderança do Instituto Liberta, do Grupo Mulheres do Brasil, da Childhood Brasil e da Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do país. As empresas signatárias formalizaram seu compromisso por meio da assinatura de uma Carta de Compromisso, comprometendo-se a promover ações estratégicas junto a seus públicos internos e stakeholders, com o objetivo de formar uma rede de proteção e multiplicadores da causa. As mobilizações estão alinhadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, conforme a Lei Federal nº 9.970/2000.
A Siemens Energy estruturou uma ampla campanha interna com newsletter, comunicação visual em escritórios e fábricas, videocast com a liderança sênior e mobilização para uso de peças de roupa laranja no dia 20/05. “O abuso sexual de crianças e adolescentes é um dos crimes mais terríveis da humanidade e, infelizmente, ainda endêmico em nossa sociedade. Atuando em projetos de grande porte, muitas vezes em regiões vulneráveis, temos o dever de agir como aliados da transformação. É urgente que a iniciativa privada se una e pressione para que o tema seja prioridade nas políticas públicas”, afirma André Clark, vice-presidente da Siemens Energy no Brasil.
A Cyrela fará a divulgação por meio dos canais internos da empresa, com apresentação em reuniões internas e participação de uma porta-voz dedicada. A iniciativa também será destacada durante o evento de reconhecimento dos melhores fornecedores de 2024, no dia 29 de maio, ampliando a visibilidade da causa. Além disso, a empresa prepara kits de comunicação para seus canteiros de obras, com o objetivo de promover a conscientização entre os profissionais da linha de frente. “Sinto-me verdadeiramente honrada em ser a porta-voz da Cyrela no Movimento Violência Sexual Zero. Representar essa causa é mais do que um papel institucional — é um compromisso pessoal com a conscientização e com a transformação de uma realidade estrutural que precisa ser enfrentada por todos nós”, declarou a porta-voz da empresa, Izabel Marques Oliveira.
Para este ano, a Vibra tem a expectativa de ultrapassar a marca de 8 milhões de pessoas impactadas em 2024, ampliando ainda mais o alcance das ações e o engajamento da sociedade em torno da causa. A companhia está levando a causa a eventos de grande visibilidade e alcance nacional que já patrocina durante o mês de maio para fortalecer a conscientização em todo o país.
“Não podemos aceitar que esse tipo de crime permaneça invisível ou silenciado. Na Vibra, entendemos que combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva — e, para nós, uma causa prioritária. Por isso, colocamos nossa força institucional a serviço da conscientização, da informação e da mobilização. Queremos inspirar outras empresas a também assumirem esse compromisso e ajudarem a construir uma rede sólida de proteção à infância e adolescência no Brasil”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Sobre o Movimento Violência Sexual Zero
O Movimento Violência Sexual Zero é uma iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta e tem o apoio da Vibra. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis já aderiram à iniciativa e estão preparando campanhas para este mês que devem impactar diretamente mais de 1 milhão colaboradores, o que reforça o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Dados alarmantes:
A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil em rodovias federais (Mapear 2023/2024).
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Siga a Vibra nas redes sociais:
Instagram - @vibraenergiaoficial
LinkedIn - Vibra Energia
Youtube - Vibra Energia
InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra
[email protected]
(21) 3723-8165/ 3723-8132/ (21) 991010248 / (27) 99904-3404
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNELA ALVES RIBEIRO
[email protected]