A UNESCO estabeleceu 17 de maio como o Dia Mundial da Reciclagem, buscando mobilizar sociedade e governos para promover a reciclagem como ferramenta para a preservação ambiental e a redução do impacto ambiental. Apesar dos desafios na gestão de resíduos, o Brasil apresenta progressos, segundo o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos 2024 da ABREMA. O levantamento indica que 8% dos resíduos secos são reciclados no país, resultado impulsionado pela coleta seletiva e pelo trabalho dos catadores, responsáveis por dois terços dos resíduos que chegam à indústria de reciclagem. A coleta seletiva municipal responde pela proporção restante. Os dados do estudo apontam que o país progride em direção aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Uma medida importante para garantir o avanço da reciclagem é avaliar o ciclo de vida dos produtos, incentivando práticas sustentáveis desde a criação até a destinação final. Isso inclui alternativas aos materiais que impedem a reciclabilidade ou a compostabilidade. Um exemplo é a complexidade de embalagens de papel para alimentos com camadas plásticas que podem dificultar a reciclagem.
Para este desafio, a BASF desenvolve tecnologias para facilitar a reciclagem de embalagens complexas, como revestimentos recicláveis resistentes à água, gordura e vapor, aprovados para contato com alimentos. Adesivos à base de água, seguros para consumidores e meio ambiente, substituem sistemas tradicionais sem interferir na reciclabilidade do papel. Para embalagens multicamadas, adesivos de delaminação permitem a separação de polímeros como polietileno e PET, viabilizando a reciclagem.
A demanda por embalagens sustentáveis e eficientes deve continuar, com soluções que facilitem a reciclagem e produtos com baixa pegada de carbono e conteúdo renovável. No pós-consumo, aditivos químicos aprimoram a reciclagem de plásticos, preservando as propriedades do material reciclado e garantindo a sua qualidade para um novo ciclo de vida.
Para a indústria têxtil, a companhia desenvolveu a poliamida 6 reciclada, loopamid®, que transforma resíduos têxteis em recurso valioso para economizar matérias-primas e fechar o ciclo sustentável.
Em infraestrutura, há a possibilidade de reciclar até 100% das matérias-primas na produção do asfalto, sem perda de qualidade, com a aplicação de um aditivo rejuvenescedor orgânico de alto desempenho. A solução de base natural aprimora as propriedades do betume desgastado e endurecido, melhorando inclusive a qualidade do asfalto reciclado (RAP).
Circularidade aprimorada
A indústria também é comprometida com a reciclagem dos materiais que produz. Com mais de 60 anos de história, a Suvinil, referência em tintas decorativas no Brasil, avança para consolidar práticas sustentáveis em toda cadeia produtiva, inspirando profissionais e consumidores a construir um futuro mais verde e eficiente. Com sua estratégia pautada na circularidade e uma visão integrada dos 3Rs, a marca se posiciona como um propulsor de transformação na indústria, liderando iniciativas que unem inovação, responsabilidade e consciência ambiental.
Iniciado em 2020, o programa de logística reversa Suvinil Circula, destina não apenas embalagens, mas também sobras de tintas, esmaltes e vernizes de qualquer marca para coprocessamento e reciclagem, respectivamente, e reinserção dos materiais na cadeia produtiva. Em quatro anos já foram realizadas 1120 coletas em 97 pontos de recebimento voluntários espalhados em 36 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Foram mais de 79 mil kg de materiais coletados, sendo 60% destinado a reciclagem e 40% para coprocessamento. Esse montante evitou a emissão de aproximadamente 294,6 toneladas de CO₂, reduziu o consumo de água em 22,4 milhões de litros e 11,5 mil kwh no consumo de energia.
Já, na frente de gestão de resíduos e circularidade nas fábricas, a BASF implantou o programa MAWERYC (Management Waste and Recovery Cycle), inicialmente no Complexo Químico de Guaratinguetá. Entre suas ações estão a diminuição desses materiais ou a busca de tecnologias de tratamento ambientalmente mais sustentáveis. O impacto do programa tem sido significativo: desde sua implementação, houve uma redução de custos relacionados a resíduos de aproximadamente R$ 11 milhões por ano e uma diminuição de mais de 6 mil toneladas por ano de emissões de CO2 equivalente. O sucesso do programa levou à sua expansão para as unidades de Concón (Chile), em 2024, e de Jacareí (SP), em 2025.
A companhia também recebeu a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC Plus) para a fabricação de produtos com balanço de massa ou com o selo Ccycled® em seu Complexo Acrílico em Camaçari, no estado da Bahia. A abordagem de balanço de massa considera as matérias-primas recicladas ou renováveis como alternativas aos recursos fósseis no início da sua cadeia de valor. É a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter a certificação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
[email protected]