No dia 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados no meio ambiente por ano.
Para o especialista em gestão e controle ambiental e CEO da REEECicle e do IEC-Brasil, Sávio França, o acúmulo crescente e cada vez mais acelerado de resíduos, levanta o questionamento sobre o acesso às formas corretas de descarte desses materiais. Um estudo divulgado em maio deste ano, aponta que grande parte da população possui dúvidas sobre a destinação correta, sendo que o lixo eletrônico (49%) é o que causa mais incerteza nas pessoas.
Também conhecido como “lixo invisível”, o resíduo eletrônico é tão nocivo quanto os outros tipos de lixo. Isso acontece pois apesar do grande consumo desse tipo de material, existe o senso comum de que ao guardar os aparelhos eletrônicos em desuso na gaveta não existe prejuízo para a natureza.
No entanto, Sávio explica que esse pensamento está errado: “Mesmo quando não são descartados diretamente no meio ambiente, os resíduos eletrônicos causam impacto. Isso acontece porque ao evitar que esses equipamentos sejam reciclados e reaproveitados, cada vez mais eletrônicos sejam vendidos. Dessa forma, o ciclo de consumo e descarte incorreto não acaba”.
No Nordeste, a REEECicle realiza um trabalho que impacta diretamente na reciclagem e remanufatura de aparelhos eletrônicos. Além de fazer a coleta e reciclagem dos resíduos eletrônicos em empresas, residências e nas mais diversas instituições, a entidade também realiza a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV 's) para que as pessoas possam destinar esses materiais de forma segura e consciente. A REEECicle possui PEV’s em todos os estados nordestinos.
Na Paraíba, a empresa já instalou 10 PEV 's que estão localizados na região metropolitana de João Pessoa. Os interessados também podem destinar os seus aparelhos em desuso na sede da REEECicle e do IEC-Brasil, que está localizada na Rua Frei Martinho, número 355, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOEL CAVALCANTI DE MIRANDA NETO
[email protected]