Axis lança sensor ambiental que oferece suporte ao monitoramento e gerenciamento de qualidade do ar

O AXIS D6210 e o AXIS D6310 monitoram a qualidade do ar interno detectando uso de vapes ou fumaça de cigarros e poluentes atmosféricos, como partículas, compostos orgânicos voláteis, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, além de medir a umidade relativa e a temperatura.

ADRIANA ROSA FERNANDES
16/05/2025 09h04 - Atualizado há 9 horas

Axis lança sensor ambiental que oferece suporte ao monitoramento e gerenciamento de qualidade do ar
Divulgação Axis Communications

A Axis Communications anuncia o AXIS D6210 Air Quality Sensor e o AXIS D6310 Air Quality Sensor, os primeiros sensores ambientais da empresa que se integram perfeitamente com as soluções Axis existentes para monitorar múltiplos parâmetros de qualidade do ar interno, ativando uma resposta eficiente e apropriada a problemas de qualidade do ar interno, incluindo uso de vape e fumaça de cigarro, e o gerenciamento proativo e a otimização da qualidade do ar em praticamente qualquer ambiente interno. Ambos os novos sensores foram desenvolvidos internamente pela Axis. 

O AXIS D6210,  pode ser integrado a determinados outros dispositivos IP da Axis, incluindo várias câmeras e uma sirene estroboscópica, e usado em combinação com alto-falantes Axis para oferecer ao cliente uma solução "plug-and-play" econômica para monitoramento e resposta à qualidade do ar. O AXIS D6310 é um dispositivo de rede IP autônomo e, portanto, pode ser adicionado independentemente a uma solução Axis existente.

"A Organização Mundial de Saúde estima que, a cada ano, quase 4 milhões de mortes são causadas pela poluição do ar interno em todo o mundo. O consumo de cigarros eletrônicos por estudantes atingiu níveis epidêmicos nas escolas e precisa ser detectado e restringido de forma eficaz. Certas instalações específicas, por exemplo, centros de dados e ambientes de fabricação controlados, exigem controle preciso dos parâmetros de qualidade do ar, como umidade relativa, temperatura e nível de matéria particulada. Nosso novo sensor de qualidade do ar interno oferece suporte em todas essas áreas e muito mais", diz Luis Ceciliato, Gerente Nacional de Vendas no Brasil da Axis Communications. 

Usando a exclusiva tecnologia portcast da Axis, o AXIS D6210 pode ser facilmente conectado a dispositivos IP Axis compatíveis, sem a necessidade de endereço IP adicional, portas de chaveamento ou energia. O sensor de qualidade do ar interno é instalado entre o dispositivo conectado, por exemplo, uma câmera Axis, e a fonte de alimentação, adicionando funcionalidade extra ao dispositivo conectado. Por exemplo, os parâmetros de qualidade do ar podem ser mostrados como sobreposições no stream de vídeo de uma câmera.  

Para maior flexibilidade na colocação, o AXIS D6210 pode ser localizado a até 100 m (330 pés) do dispositivo IP ou da fonte de alimentação. Usar o mesmo endereço IP significa configurar o sensor e o dispositivo conectado para facilitar o gerenciamento do sistema. 

O AXIS D6310 tem as mesmas capacidades de detecção de qualidade do ar que o AXIS D6210, mas é um dispositivo de rede IP autônomo com funcionalidade adicional. Isso inclui uma função estroboscópica multi-LED para status e alerta do sensor, um alto-falante e microfone integrados, saída Power-over-Ethernet (PoE), um sensor de infravermelho passivo (PIR) e AXIS Audio Analytics.

O conhecimento de parâmetros específicos de qualidade do ar - como temperatura, umidade relativa e poluentes atmosféricos - auxiliam no gerenciamento mais preciso de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), com o benefício de adicionar eficiência energética. Ao longo do tempo, os metadados criados pelo sensor de qualidade do ar interno, combinados com outros dados do sensor, como níveis de ocupação, fornecerão inteligência de negócios para planejamento e otimização a longo prazo de "edifícios SMART". 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA ROSA FERNANDES
[email protected]


Notícias Relacionadas »