A Condor, uma das marcas mais respeitadas e inovadoras do Brasil, confirma sua presença na APAS Show 2025, o maior festival supermercadista do mundo, levando uma série de lançamentos exclusivos, colaborações inéditas e uma novidade que promete marcar a próxima etapa da empresa: a apresentação de sua nova identidade visual.
Lançada oficialmente durante a APAS Show 2025, a nova identidade visual da Condor representa muito mais do que uma mudança estética — ela é o reflexo de um novo posicionamento, de uma marca que decidiu sair do modo automático e entrar no modo fantástico. Inspirada no manifesto "Condor, faça a vida brilhar", a transformação convida consumidores, colaboradores e parceiros a ressignificarem os pequenos momentos da rotina, enxergando neles oportunidades de conexão, expressão e afeto.
A marca acredita estar presente nas atividades cotidianas das pessoas, e é justamente nelas que percebeu uma grande oportunidade: transformar a rotina em momentos mais significativos e agradáveis. O objetivo é despertar o prazer em fazer, porque é nas atividades cotidianas que a vida acontece. Todo esse processo resultou em uma nova expressão visual que reflete a essência da empresa e sua ambição para o futuro.
Segundo Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da Condor, o manifesto traduz com autenticidade a alma da empresa. “Logo de cara a gente se identificou com cada frase. Porque os nossos produtos fazem parte da rotina das pessoas — seja para pentear o cabelo da filha, para pintar um quarto ou para cuidar da higiene bucal. Nosso convite é para transformar essas rotinas em experiências mais prazerosas, mais inspiradoras”, explica Fernanda. “O manifesto fecha com essa ideia: se a gente aproveitar começo, meio e fim de cada jornada com mais consciência e presença, é possível mesmo fazer a vida brilhar.”
Para Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor, a nova identidade é um complemento poderoso ao propósito que já existia na empresa: “A gente sempre teve como missão fazer melhor a cada dia. Mas agora demos um passo além — queremos também fazer cada dia melhor. Ou seja, não basta entregar um bom produto; ele tem que gerar um impacto positivo na vida de quem usa.”
O processo de construção da nova identidade visual da Condor durou dois anos e envolveu pesquisa profunda com consumidores de diferentes perfis e regiões do Brasil. A empresa buscou entender como era percebida em cada categoria de atuação — que vai desde beleza e higiene até limpeza profissional e pintura imobiliária — para garantir uma solução que unificasse, sem descaracterizar, a marca.
“Era preciso criar um fio condutor entre todas as categorias, mesmo com públicos tão distintos. E esse fio condutor é a própria essência da marca Condor, que se manteve presente no vermelho institucional e no ícone do pássaro, agora com uma curvatura mais fluida, mais moderna, que remete à leveza e ao movimento”, detalha Fernanda.
A decisão de promover uma mudança na logomarca — mesmo após uma atualização recente (de oito anos atrás), — surgiu como consequência natural do projeto. “Não partimos da premissa de que a marca precisava mudar”, explica Alexandre. “Mas ao longo do processo percebemos que, para simbolizar nossa evolução e reforçar a força da marca diante do crescimento previsto, era necessário modernizar. E essa decisão foi tomada com muito critério e responsabilidade, passando por diversas instâncias, inclusive pelo nosso Conselho de Administração e acionistas.”
Com mais de dois mil SKUs em seu portfólio, a mudança na identidade da Condor teve impacto direto nas embalagens, que reforça as cores específicas por categoria e traz maior clareza nas informações que orientam o consumidor no momento da compra. A transversalidade da marca — ou seja, sua presença consistente em diferentes segmentos — foi um dos principais desafios desse processo.
“A gente precisava que o consumidor olhasse para a embalagem de cada item, independente do segmento de atuação e reconhecesse que todos fazem parte da Condor”, afirma Fernanda. “Conseguimos isso setorizando as cores por categoria, destacando os principais atributos dos produtos e mantendo o elo da marca com o ícone e a faixa vermelha que agora aparece de forma mais fluida e moderna nas embalagens.”
A nova identidade está a serviço de algo maior: o crescimento sustentável da Condor em diferentes canais e pontos de venda, sejam físicos ou digitais. “Hoje nossos produtos não estão em um só corredor de supermercado. Eles estão no material de construção, na perfumaria, na papelaria, na farmácia, no artesanato. Precisávamos de uma linguagem visual que atravessasse todas essas realidades com consistência e força”, reforça Alexandre.
A diretora de Marketing, Fernanda Djanikian, define a mudança como uma evolução estratégica e geracional: “A principal beleza desse projeto é ver uma empresa quase centenária ainda querendo evoluir, mostrando diretrizes claras para crescer com consistência. Estamos felizes com o resultado e ansiosos pelo próximo capítulo da Condor, voltado para novas gerações de consumidores.”
Alexandre Wiggers complementa: “Independentemente da motivação inicial do projeto, o grande objetivo final sempre foi fortalecer a marca aos olhos do consumidor. E mostrar também que estamos atentos ao mercado, dispostos a ouvir e prontos para investir na marca. Essa é a essência da Condor: buscar sempre um voo mais alto, como sonhou nosso fundador.”
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA FERNANDA GUIDA ESCOBAR CARVALHAES
[email protected]