Importações de equipamentos fitness crescem quase 60% no Brasil e produtos premium são destaque

O primeiro trimestre de 2025 registrou um aumento expressivo nas importações de produtos para a prática de exercícios em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Comex Stat.

MATHEUS BRASIL
06/05/2025 08h52 - Atualizado há 1 dia

Importações de equipamentos fitness crescem quase 60% no Brasil e produtos premium são destaque
Divulgação

As importações brasileiras de equipamentos para academias cresceram quase 60% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Comex Stat, sistema do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ao todo, a importação desses produtos totalizou US$ 58,4 milhões de janeiro a março deste ano, enquanto no ano passado esse número foi de US$ 36,7 milhões. O aumento reflete o bom momento do mercado fitness nacional, que deve registrar crescimento anual médio de 9,5% até 2030, de acordo com projeções da consultoria Credence Research. 

Para se destacar nesse setor, importar produtos premium tem se mostrado uma estratégia eficaz, tanto para atrair o consumidor que treina em casa e busca qualidade, versatilidade e praticidade, como para academias tradicionais ou de condomínios. Halteres ajustáveis, bike spinnings, estações de musculação, crossovers e bancos reguláveis são exemplos de itens que têm atraído a atenção desse público –  representa a maior parte das vendas da Uplift Fitness, marca que importa seus produtos com o apoio da Tek Trade.

Os halteres ajustáveis, por exemplo, tiveram crescimento de 250% nas vendas em um ano. “Fomos os primeiros a trazer ao Brasil os halteres ajustáveis com variação de 2kg a 32kg, por exemplo. Mas o modelo até 24kg se tornou o mais popular. Começamos importando 200 unidades e hoje cada remessa passa de 600 a 700 peças”, afirma Felipe Bonatti, CEO e cofundador da Uplift Fitness.

A popularidade do produto tem explicações simples: um único halter ajustável substitui até 15 pares tradicionais, ocupa menos espaço e permite trocas rápidas de carga com apenas um movimento. “É muito mais barato do que se adquirir os halteres do mesmo peso individual”, explica Bonatti. Segundo ele, esse tipo de equipamento também é ideal para quem tem pouco espaço e necessita de equipamentos compactos para montar uma academia eficiente.

A Uplift atua no modelo de importação com venda direta ao consumidor, que tem vantagens adicionais ao eliminar intermediários, garantir controle de qualidade e melhorar o custo-benefício dos produtos. Além disso, permite que a empresa reaja rapidamente à demanda com novos lotes, mantendo o estoque atualizado e a variedade de produtos.

“A importação de produtos fitness com design diferenciado e alto padrão de qualidade tem sido uma estratégia adotada por empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Equipamentos compactos, versáteis e tecnologicamente atualizados atendem a uma demanda crescente por soluções de treino em espaços residenciais. A Tek Trade atua para viabilizar esse processo de importação de ponta a ponta, garantindo conformidade regulatória, agilidade logística e eficiência na nacionalização dos produtos”, afirma Sandro Marin, especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]


Notícias Relacionadas »