Projeto cultural chega ao norte de Minas Gerais para conscientizar sobre alimentação saudável

Iniciativa em Jaíba, combina fotografia, atividades em escolas públicas e palestras para promover alimentação consciente

ANGELO MIGUEL | BACURI COMUNICAçãO
05/05/2025 10h29 - Atualizado há 18 horas

Projeto cultural chega ao norte de Minas Gerais para conscientizar sobre alimentação saudável
Divulgação

Entre 7 de maio e 15 de junho de 2025, a Exposição: Culinária Sustentável - uma Abordagem Artística chega à cidade de Jaíba, em Minas Gerais, com atividades gratuitas que misturam arte, educação e impacto socioambiental. Com realização do Ministério da Cultura e da Oliveira Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto promove a reflexão sobre o consumo responsável, o uso da arte como ferramenta de educação e valoriza as tradições culinárias brasileiras através de uma perspectiva artística. O patrocínio é do Grupo Sada Transportes e Armazenagens.

 

Com uma programação que integra exposição fotográfica, workshop de fotografia e palestra para professores, o projeto traz a culinária como um forte elemento cultural. "A culinária é uma linguagem universal e, neste projeto, nós queremos mostrar que cada prato carrega histórias, tradições e também pode trazer ideias para um futuro mais sustentável. Ao unir fotografia e gastronomia, convidamos o público e os alunos a repensarem suas relações com a comida", afirma Luiz Felipe Deffune de Oliveira, responsável pela Oliveira Produções.

 

Na exposição fotográfica, que espera receber cerca de 1 mil visitantes, a curadoria explora o ciclo completo dos alimentos, desde a produção até o descarte consciente, destacando a criatividade no uso de sobras, as cores vibrantes da culinária sustentável e práticas ancestrais de diferentes culturas. No workshop de fotografia, 240 estudantes da rede pública devem aprender técnicas básicas para desenvolver o olhar artístico através de seus próprios smartphones. Já para os professores, o projeto realiza uma palestra virtual, com o tema A Arte Está em Todo Lugar, com 50 vagas, discutindo como integrar arte em suas respectivas matérias em sala de aula.



 

Oficinas transformam panelas em ferramentas de mudança


Em outra atividade importante, o projeto acende os fogões com 4 oficinas de culinária sustentável, prioritárias para mulheres e homens em situação de vulnerabilidade que poderão transformar ingredientes em oportunidades. Nas aulas, ingredientes geralmente esquecidos ganham novos sabores, e cascas viram protagonistas de pratos cheios de história. Os participantes aprendem não só a culinária do zero desperdício, mas também a matemática básica do empreendedorismo.

 

Cada oficina, com 3 horas de duração e certificado, mistura técnicas de reaproveitamento, planejamento financeiro e estratégias para comercializar produtos. São 240 vagas. "Apoiar essas oficinas é parte da nossa estratégia que visa provocar impacto positivo em nossa comunidades. Cada mulher que aprende a monetizar um prato sustentável não só alimenta sua família, mas irriga e inspira toda a comunidade. A cozinha vira laboratório de inovação social, e o fogão, ferramenta para derrubar ciclos de desigualdade", afirma Luisa Medioli, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Sada. 

 

Acessibilidade como pilar


O projeto foi desenhado para garantir a inclusão plena. A exposição e o workshop contam com intérpretes de Libras e monitores treinados para atender pessoas com deficiência, além de espaços físicos seguindo padrões de acessibilidade, com rampas, corrimãos, piso tátil e estrutura adaptada para mobilidade reduzida. As palestras terão audiodescrição e intérprete de libras e a exposição ainda conta com sinalização e legendas em Braile

 

Impacto alinhado às demanda globais


A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas - ONU. Além de priorizar o ODS 8 (Trabalho Decente), ao capacitar participantes para geração de renda, a ação também se aproxima aos ODS 12 (Consumo Responsável), ao reduzir desperdícios, aos ODS 3 (Saúde) e ODS 2 (Fome Zero), focando em segurança alimentar.



 

Confira o cronograma nas escolas

 

7/05 - Escola Municipal Rosangela Campos

8/05 - Escola Municipal Roque Cardoso

 

Exposição

Local: Centro de Eventos Hélio Arnaldo - Rua Valdomiro Cardoso de Sá, Nº10, Centro
Datas: 7/05 a 15/06/2025

Horários de Funcionamento: das 8h às 17h


Oficinas de Culinária Sustentável
Datas: 23 e 30/05/2025
Local: Associação Grupo Melhor Idade - Rua Presidente Getúlio Vargas, 777 - Centro
Horário: das 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrições gratuitas


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]


Notícias Relacionadas »