Páscoa Solidária - Consórcio Cristo Sustentável realiza Missa e almoço de Páscoa na Catedral Metropolitana para pessoas em situação de vulnerabilidade social

DéBORA VIDAL
17/04/2025 10h33 - Atualizado há 1 dia

Páscoa Solidária - Consórcio Cristo Sustentável realiza Missa e almoço de Páscoa na Catedral Metropolitana para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Divulgação

No Domingo de Páscoa, 20 de abril, o Consórcio Cristo Sustentável, em parceria com a Tilápias Mangaratiba, vai realizar um Almoço de Páscoa, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, marcando mais uma vez seu compromisso de amor e acolhimento. A ação social será após a Solenidade de Páscoa, às 8h, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e concelebrada pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, e pelo pároco da Catedral, Cônego Cláudio dos Santos. Serão entregues cerca de 3 mil refeições na Catedral e em instituições sociais espalhadas pela cidade. Também serão doadas caixas de bombons provenientes da campanha social do Santuário, Páscoa Solidária, às pessoas que participarão desta grande união contra a fome.

O almoço de Páscoa já é uma tradição nas celebrações pascais arquidiocesanas na Catedral Metropolitana e, neste ano, será ainda mais especial porque também fará parte do evento “BRASIL COM FÉ - Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, em que a cruz original da celebração da Primeira Missa no país, que saiu do Museu da Sé, em Braga, em Portugal, está em peregrinação por várias cidades do Brasil.

“A Arquidiocese do Rio realiza vários eventos extraordinários, além daquilo que é normalmente a presença da Igreja junto a questões sociais, em especial junto aos mais vulneráveis. Como acontece todos os anos, teremos o almoço de Páscoa para pessoas que se encontram em situação de rua e merecem todo o carinho e esse será ainda mais especial, para celebrar este tempo do Jubileu. Nós agradecemos a todos que nos proporcionam esta possibilidade e vamos continuar sendo presença de misericórdia e de amor junto às pessoas, mostrando a dignidade de cada uma delas, recebendo e almoçando com elas no Domingo de Páscoa, domingo que é para todos nós importantíssimo como centro da nossa vida: a Páscoa da Ressurreição. Cristo ressuscitou e, ao anunciar que Cristo ressuscitou, é um momento importante também para as pessoas que vão participar deste almoço de Páscoa verem que algo novo acontece na sua caminhada”, destaca o Cardeal Orani João Tempesta.

“A caridade social está no DNA da Igreja Católica. A inclusão e o cuidado exemplar se ampliam com a arregimentação de parceiros estratégicos e milhares de doadores. Viva a Páscoa! Viva a solidariedade”, celebra Padre Omar.

Organizado pela empresa Tilápias Mangaratiba, que doará 250 toneladas do pescado, o almoço será preparado pelo chef francês Damien Montecer, especialista em peixes e frutos do mar e consultor de gastronomia. “Quando cheguei no Brasil, há 20 anos, estive em Salvador e conheci o chef Beto Pimentel. Pedi que ele me ensinasse a fazer a moqueca de peixe perfeita. E essa foi a receita que escolhi para ser servida nesse dia tão especial: moqueca de Tilápias Mangaratiba, acompanhada de arroz e feijão temperado”, conta o chef.

Empresária e gestora executiva da Tilápias Mangaratiba, a portuguesa Inês Lima é a responsável, junto a Damien, por entregar uma comida saborosa e sustentável. “Para a Tilápias Mangaratiba é uma honra participar de tamanha ação solidária com o maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor. Esta iniciativa vai além do impacto social – é uma forma de retribuir ao Brasil tudo o que este país já me proporcionou ao longo destes anos. Esta doação reforça o nosso compromisso com a alimentação de qualidade, a sustentabilidade e o senso de comunidade – valores que guiam não apenas os nossos negócios, mas também a nossa visão de mundo”, enfatiza Inês.

A pedido do Padre Omar, a direção de produção ficará a cargo de Eduardo Maruche, que acumula em seu currículo vários projetos com a Arquidiocese do Rio e o Santuário Cristo Redentor, entre eles direção de produção da Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013 (Atos Culturais) e dos 80 anos do Cristo Redentor. “Ações solidárias vindas do Padre Omar me fazem parar tudo e entrar de cabeça, pois é uma felicidade trabalhar ao lado dele e de sua equipe. Eu conheço o Padre há muitos anos, e ele está sempre fazendo o bem e promovendo o amor ao próximo. As experiências mais incríveis da minha trajetória foram ao seu lado, como ter tido a oportunidade de ter estado, a convite do Arcebispo de Paris, frente a frente com a Coroa de Espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Catedral de Notre-Dame”, afirma Eduardo Maruche.

Com um forte compromisso ambiental, toda a ação social será 100% sustentável. As refeições serão servidas em marmitas de papel biodegradável, acompanhadas por talheres de madeira e guardanapos de papel reciclado. Além disso, serão distribuídas 6 mil garrafas de água em embalagens Tetra Pak, que possuem alta taxa de reciclabilidade e menor impacto ambiental.
Para garantir a destinação correta dos resíduos, serão adotadas as seguintes medidas:

• Recicláveis, como embalagens de papel, madeira e Tetra Pak, serão enviados para uma cooperativa parceira da Catedral.
• Resíduos orgânicos, como restos de alimentos, serão transformados em adubo por meio da compostagem.
• Coleta seletiva será realizada durante o evento para garantir a separação adequada dos materiais.
• Materiais gráficos utilizados no evento, como lonas, banners, cenários e telas, serão reaproveitados por meio da técnica do upcycling, que dá nova utilidade a materiais descartados, transformando-os em novos produtos com valor agregado.

A iniciativa também prevê um estudo da pegada de carbono do evento, analisando o impacto ambiental da logística e produção das refeições e propondo medidas para reduzir e compensar as emissões de carbono. Além disso, o evento poderá servir como modelo para um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), incentivando práticas sustentáveis em futuras ações sociais na cidade. A proposta pode envolver parcerias com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e cooperativas de reciclagem.

“Mais do que um ato de solidariedade, a Páscoa Solidária reforça a importância de um olhar consciente para o meio ambiente, garantindo um impacto positivo tanto social quanto ambiental”, evidencia Marcos Martins.

A ação social também terá apresentações culturais e o apoio de comunidades terapêuticas católicas, movimentos e pastorais ligados ao trabalho diário com a população em situação de rua. Neste dia também haverá a inauguração do Centro Social São Sebastião após a missa. O espaço irá ampliar o atendimento do projeto social “Banho de Amor”, do Santuário Cristo Redentor, que é destinado à oferta de higiene pessoal a pessoas em situação de rua e, desde 2019, já ocorre no estacionamento da Catedral Metropolitana. Hoje, o “Banho de Amor” oferece 2.500 banhos ao mês.

Para Silvia Gonzaga, coordenadora de projetos sociais do Consórcio Cristo Sustentável, o almoço será um gesto de generosidade e, também, um símbolo do amor e da compaixão que o Santuário busca promover em sua comunidade. “A oportunidade de ajudar o próximo está alinhada com as Obras de Misericórdia que nos guiam e que destacam que devemos dar de comer a quem tem fome e beber a quem tem sede, tornando mais impactantes e significativas as nossas ações”, ressalta Silvia.

Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, O Sol – Obra Social Leste 1 e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.

Sobre a Tilápias Mangaratiba
A Tilápias Mangaratiba foi criada em 2019 por uma família de “peixeiros” e empreendedores do Ceasa. Com toda a expertise e networking dessas experiências, decidiram investir em produção própria e criar valor agregado para o peixe, originando um negócio onde o peixe fresco é só a porta de entrada. São mais de 10 tanques escavados com mais de 7 héctares e 27.400 lâminas de água cercado por natureza e de frente para o mar de Mangaratiba e sendo a primeira tilápia criada com água do mar e da cachoeira do Brasil, dispensando o uso de agrotóxicos. A visão da empresa é construir um ecossistema regenerativo integrando piscicultura, meio ambiente e comunidade. Em novembro de 2024, a Tilápias Mangaratiba foi convidada a participar da G20 Social por ser exemplo de fazenda com ecossistema circular. Atualmente, a empresa é a maior produtora de tilápia do estado do Rio de Janeiro e está presente nos melhores supermercados e restaurantes e em várias casas de família.

Sobre o Chef Damien Montecer
Nascido em Bandol, cidade no sul da França, iniciou sua carreira com 16 anos, ao participar de um estágio na cozinha do Louis 15, do chef Alain Ducasse. Fascinado por este universo, mudou-se para Cannes para trabalhar no estrelado restaurante Moulin de Mougins (com três estrelas Michelin). Depois, seguiu para Londres e Nova Iorque. Sua trajetória profissional conta com passagem por restaurantes importantes da alta gastronomia. Abraçou o Rio de Janeiro como seu novo lar há mais de 20 anos. Por muito tempo, deliciou os cariocas no comando das panelas de diversos restaurantes renomados, com a sua paixão por peixes e frutos do mar. Hoje, atua como consultor de gastronomia para marcas de luxo no setor hoteleiro, trazendo toda sua bagagem e técnicas culinárias também para o grupo Tilápias Mangaratiba.

Sobre Inês Lima
Portuguesa que vive no Brasil há sete anos, formada em Direito pela Universidade de Coimbra e pós-graduada em Ciências Empresariais pela Universidade Nova de Lisboa. Ao longo dos últimos 12 anos atuou como advogada em projetos de investimento em Angola, Portugal e Moçambique. Também é analista de investimentos em startups, gestora executiva, empreendedora e empresária. Na Tilápias Mangaratiba começou como consultora jurídica e de negócios em 2019, e, em 2023, tornou-se gestora executiva, com foco na área jurídica, ESG e financeira. Fruto do trabalho, consolidou-se como sócia minoritária.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORA VIDAL KRESS SAMPAIO
[email protected]


Notícias Relacionadas »