Etapa Rio do SailGP 2025 é cancelada por motivos de segurança

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela organização do evento; prova inédita na América do Sul seria realizada em maio

FLáVIO PEREZ
11/04/2025 11h16 - Atualizado há 17 horas

Etapa Rio do SailGP 2025 é cancelada por motivos de segurança
Sail GP

Os brasileiros terão que esperar para ver de perto, pela primeira vez, uma prova do Sail GP, a Formula 1 da Vela. A organização do campeonato anunciou nesta quinta-feira (10) o cancelamento da etapa prevista para ocorrer no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de maio de 2025.

A decisão veio após a etapa de San Francisco, realizada em 23 de março, quando a vela da equipe australiana se rompeu logo depois da largada. Uma análise mais detalhada revelou falhas na adesão do material no núcleo do painel das velas, o que poderia comprometer a integridade estrutural das embarcações.

Os espectadores que adquiriram ingressos para o evento no Rio de Janeiro serão reembolsados nos próximos dias. A organização também estuda a possibilidade de remarcar a etapa brasileira e planeja incluir o retorno ao Rio no calendário da temporada de 2026.

"Esse cancelamento é frustrante especialmente para aqueles que amam a Vela, porque teríamos a oportunidade de presenciar um evento inédito. Mas precisamos lembrar que a segurança dos atletas deve vir em primeiro lugar. Foi uma decisão acertada. Agora é hora da nossa apaixonada torcida brasileira ter paciência e mostrar o seu apoio à equipe Mubadala Brasil", observou Bayard Neto, comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

O SailGP, conhecido como a "Fórmula 1 da vela", faria sua estreia na América do Sul com a etapa no Rio de Janeiro. A competição global reúne equipes internacionais que competem em catamarãs de alta performance, capazes de atingir velocidades superiores a 90 km/h.

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]


FONTE: https://wevewonit.newsroom.com.br/4503585f0e/etapa-rio-do-sailgp-2025-e-cancelada-por-motivos-de-seguranca.html
Notícias Relacionadas »