A Prefeitura de São Paulo reabriu nesta sexta-feira (11) a Biblioteca Municipal Roberto Santos, no Ipiranga, após cinco meses de obras. A unidade, que tem como temática o cinema, volta a receber o público com melhorias em sua estrutura e um espaço cultural revitalizado, incluindo uma sala do Circuito Spcine com capacidade para 68 pessoas. A reabertura foi celebrada em um evento aberto ao público com a presença do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
As intervenções incluíram reformas nas instalações elétricas e hidráulicas, drenagem, pintura e substituição parcial do telhado com telhas sanduíche, que oferecem isolamento térmico e acústico. O investimento foi de R$ 686.007,38, com recursos do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano). “A reabertura dessa biblioteca é tão importante para as pessoas que trabalham com cinema, como para a comunidade que está em volta”, destacou o secretário Totó Parente.
Fundada em 1953, a Biblioteca Roberto Santos possui mais de 35 mil itens em seu acervo e recebe cerca de 2 mil visitantes por mês. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. Outras unidades também passam por reformas, como as bibliotecas Chácara do Castelo, Aureliano Leite e Castro Alves, além da entrega recente da Sala de Primeira Infância da Biblioteca Malba Tahan.
Neste mês de reabertura, o espaço promove atividades especiais. No dia 25, às 14h, a bailarina e autora Jussara Miller conduz a roda de conversa “A Escuta do Corpo”, em celebração ao Dia Internacional da Dança. Já no dia 29, no mesmo horário, o Grupo de Artes Duroá Bayá apresenta “Danças Indígenas do alto Rio Negro”, com manifestações culturais de povos originários.