Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de dedicação à inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras e homenageia sua fundadora

Instituição pioneira no Teste do Pezinho no Brasil e referência no apoio a pessoas com deficiência comemora sua trajetória e o impacto da atuação de sua fundadora

SARAH ABRãO
08/04/2025 10h14 - Atualizado há 4 dias

Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de dedicação à inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras e homenageia sua fundadora
Foto: Divulgação

O Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de uma história marcada pela dedicação à promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. A comemoração também é uma homenagem a sua fundadora, Dona Jô Clemente, pessoa inspiradora que dedica sua vida à causa da inclusão.

 

Dona Jô Clemente, fundadora do Instituto Jô Clemente (IJC).

 

Desde o início, Jolinda Garcia dos Santos Clemente, conhecida como Dona Jô Clemente, sempre acreditou no potencial de cada pessoa e na importância de oportunidades para o pleno desenvolvimento. Sua trajetória de luta pela inclusão começou com a chegada de seu filho Zequinha, que nasceu com síndrome de Down e transformou sua vida e a de sua família.

A partir disso, Dona Jô Clemente, hoje com 98 anos, dedicou-se a transformar a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras no Brasil. Sua visão deu origem à instituição que, inicialmente chamada Apae-SP, fundada em 1961, e hoje leva seu nome: Instituto Jô Clemente (IJC), em reconhecimento a sua trajetória e jornada em prol da inclusão.

"A Dona Jô Clemente nos ensina que a inclusão é um direito fundamental e que a diversidade representada em cada pessoa contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade. Seguimos seu exemplo, trabalhando para construir um mundo onde as diferenças sejam respeitadas, os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos e todas as pessoas sejam incluídas na sociedade e tenham oportunidades para se desenvolver e ter autonomia", afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

 

Ao longo desses 64 anos, o IJC apoiou e impactou milhares de vidas, só em 2024, foram mais de 300 mil atendimentos realizados, consolidando-se como referência na promoção da inclusão e bem-estar de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. O Instituto se destaca por seu pioneirismo na implementação do Teste do Pezinho no Brasil, sendo seu laboratório o maior do país em número de exames realizados e garantindo o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças graves e raras.

Aproveitando a celebração dos 64 anos de história, em abril, o Instituto Jô Clemente (IJC) lança sua campanha de marca, com o mote "IJC é da Gente". O IJC nasceu do sonho e da coragem de Dona Jô Clemente, que, ao enfrentar os desafios do diagnóstico de seu filho, transformou sua dor em luta e criou um movimento que mudaria a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras.

Desde então, a Instituição se tornou referência em inclusão, promovendo impacto real por meio de diagnósticos, pesquisas e oportunidades que garantem mais protagonismo e autonomia para pessoas com deficiência. Reforçar a marca do IJC é fundamental para que essa trajetória continue viva e alcance ainda mais pessoas. "IJC é da Gente" traduz o compromisso coletivo de funcionários, pessoas atendidas, familiares, voluntários e apoiadores para construir um futuro mais inclusivo para todas as pessoas.


Identidade visual da campanha de marca do Instituto Jô Clemente (IJC)

Pilares de Atuação do IJC

 

Prevenção e Promoção da Saúde É da Gente!

 

O Instituto Jô Clemente (IJC) oferece uma variedade de serviços voltados à saúde e ao bem-estar de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, sempre com o compromisso de melhorar sua qualidade de vida e promover a inclusão na sociedade. Entre as frentes de atuação do IJC estão:
 

  • Teste do Pezinho;
  • Exames genéticos da Triagem Neonatal (Laboratório de Biologia Molecular);
  • Ambulatório de Triagem Neonatal;
  • Ambulatório de Diagnóstico;
  • Núcleos de Estimulação e Habilitação;
  • Loja Divina Dieta (que produz alimentos especializados para pessoas com Doenças Raras que precisam seguir dietas restritivas);
  • Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR), que oferece diversos serviços e terapias;
  • Serviço de Longevidade.


Inclusão Educacional É da Gente!
Inclusão Profissional É da Gente!

 

A educação e o trabalho são fundamentais para garantir a autonomia e o protagonismo das pessoas com deficiência. Por isso, investimos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliando no desenvolvimento escolar de estudantes com Deficiência Intelectual e Autismo por meio de dinâmicas que visam quebrar as barreiras do aprendizado.

O IJC também inclui jovens e adultos no mercado de trabalho formal em empresas privadas e órgãos públicos, promovendo sua autonomia no dia a dia e geração de renda por meio do Programa Inclui +, com o serviço de Inclusão Profissional.

 

Defesa e Garantia de Direitos É da Gente!

 

Defendemos os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, em alinhamento com legislações como a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). 

 

Nossas ações incluem atuação em políticas públicas; assessoria jurídica às famílias; suporte especializado para vítimas de violência no Centros de Apoio Técnico (CATs); incentivo ao protagonismo e defesa dos direitos das pessoas com deficiência por meio do Advocacy e da Autodefensoria.

 
  • Advocacy (significa defender e lutar em favor de uma causa, ampliar os direitos e melhorar as políticas públicas);
  • Jurídico Social;
  • Autodefensoria;
  • Centro de Apoio Técnico (CAT).
 

Pesquisa, Ciência e Inovação É da Gente!

 

Desde 1984, o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI), do IJC, desenvolve soluções para promover saúde, inclusão e políticas públicas em prol da equidade e igualdade de oportunidades.

 
  • 24 pesquisas em andamento, como a pesquisa Coorte T21, que acompanha o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down; o Projeto Piloto da Triagem Neonatal da Atrofia Muscular Espinhal (AME 5q) no Estado de São Paulo, em que recém-nascidos podem ser diagnosticados com a Doença Rara por meio do Teste do Pezinho; e o Projeto Sinais de Atenção na Primeira Infância, que tem o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce do Autismo e da Deficiência Intelectual em crianças de 0 a 3 anos por meio da capacitação de profissionais da educação.
     
"Celebrar 64 anos de história é comemorar o pioneirismo da nossa fundadora e reafirmar o compromisso do IJC com a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras na sociedade. Seguimos na luta por soluções inovadoras que transformem a vida das pessoas e famílias que atendemos, construindo um futuro com mais equidade", finaliza Michel Brull, Presidente Voluntário do Conselho de Administração do Instituto Jô Clemente (IJC).

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »