Pague Menos e Alcione lançam música como terapia auxiliar no tratamento de doenças respiratórias

Com a participação da cantora e compositora, iniciativa “Música pra respirar” foi pensada como terapia complementar ao tratamento de doenças respiratórias, que atingem mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo

GABRIEL FURLAN
10/04/2025 12h36 - Atualizado há 23 horas

Pague Menos e Alcione lançam música como terapia auxiliar no tratamento de doenças respiratórias
Divulgação
 

A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados, reforça seu compromisso de cuidar da saúde e bem-estar dos brasileiros com a iniciativa “Música pra respirar”. Em parceria com uma junta médica do Projeto Brasil Sem Alergia, reconhecido nacionalmente por oferecer acesso gratuito à saúde para pacientes com alergias e problemas pulmonares, liderado pelo Dr. Marcello Bossois e Dra. Patricia Schilkert, a ação transformou exercícios de fisioterapia pulmonar em música para auxiliar no tratamento da maioria das doenças respiratórias.

O projeto une médicos, fisioterapeutas pulmonares e músicos profissionais para criar uma música inédita, que, além de uma canção que funciona como exercícios pulmonares para prática e fortalecimento do sistema respiratório, é uma atividade complementar ao tratamento, tendo cada nota, pausa e respiração pensada para auxiliar o fortalecimento pulmonar, tornando o tratamento mais leve, acessível e prazeroso.

Para dar voz ao lançamento, a rede de farmácias convidou a cantora Alcione, que, além de ser uma das maiores e mais queridas cantoras do Brasil, também enfrentou a asma durante a infância, encontrando na música uma poderosa aliada para controlar a doença. 

Ao lado dela, o coral de pacientes atendidos pelo Projeto Brasil sem Alergia entoou a canção “Pra Respirar” - a primeira do projeto, que já está disponível nas principais plataformas de streaming de música. Clique aqui e confira.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). No Brasil, estima-se que mais de 7,5 milhões de pessoas são portadoras das doenças, ou seja, um a cada quatro brasileiros, de acordo com o Scientific Electronic Library Online Brazil.

As doenças respiratórias obstruem as vias aéreas, tornando a respiração difícil, e, apesar de não possuírem cura, é recomendado que os pacientes realizem tratamentos complementares à medicação e acompanhamento médico regular para minimizar os sintomas gerados, melhorar a qualidade de vida como um todo e retardar a progressão da doença.

Diante desse cenário preocupante e como uma forma de estar junto, agindo pela saúde e bem-estar dos brasileiros, o projeto “Música pra respirar” da Pague Menos surge com o objetivo de tornar o tratamento das doenças respiratórias mais acessível e “divertido” para qualquer pessoa.

Notas mais longas, por exemplo, foram incluídas na música para forçar a respiração, uma vez que aumenta o tempo respiratório e exalatório, provocando expansão maior na caixa torácica e fortalecendo a musculatura. Ou, então, trechos com “Pá pá pá” e chiados, que estimulam o controle respiratório, uma vez que a pausa ajuda na expansão pulmonar e, consequentemente, melhorando a capacidade de inspiração. Tudo isso pensando na melhor troca respiratória e expansão pulmonar, causando alívio e aumentando a capacidade respiratória dos pacientes. 

Além disso, trilos e fonéticos de “Sss fff xxxx” foram incluídos como recursos de fortalecimento da musculatura do diafragma e controle respiratório, potencializando a musculatura exalatória e, automaticamente, potencializando a saída do ar, diminuindo a retenção de CO2, característico do quadro de doenças respiratórias e muito prejudiciais aos pacientes.

Atualmente, temos mais de 21 milhões de clientes ativos em todo o País, dos quais a grande maioria realiza tratamento de cuidado contínuo, com acompanhamento médico e farmacológico. Nesse sentido, identificamos nesse projeto uma forma de contribuir com uma terapia complementar das pessoas que tratam doenças respiratórias. Estamos muito animados em proporcionar mais esse avanço à população brasileira. Seguimos confiantes no potencial da Pague Menos para continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes, colaboradores e acionistas”, destaca Renato Camargo, vice-presidente Clientes da Pague Menos.

A terapia auxiliar para DPOC, nascida da paixão do Coral Brasil Sem Alergia e nutrida pelo apoio da Pague Menos, é um testemunho de que a música pode ser um sopro de esperança e alívio para quem luta para respirar”, complementam Dr. Marcello Bossois e Dra Patricia  Schilkert, médicos e fundadores do Projeto Brasil Sem Alergia.

"O canto coral, contribui significativamente na melhora da qualidade de vida do indivíduo;  fisiologicamente com o ganho de qualidade respiratória através dos exercícios e da prática do canto; socialmente, com a convivência em grupo,  construindo coletivamente um produto final comum, através da execução musical; e artistica e culturalmente, que possibilita vivenciar a arte e experimentar novos elementos culturais quer sejam nacionais ou internacionais", finaliza o maestro Guilherme Maldonado.

Importante ressaltar que cantar pode ajudar na maioria das doenças respiratórias, mas não substitui o tratamento médico. Por isso, é essencial sempre consultar um profissional de saúde  para integrar o tratamento como terapia auxiliar.

O projeto é assinado pela agência Lew’Lara\TBWA. A música já está disponível em todas as plataformas de streaming. Clique aqui e confira.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIEL PEREIRA FURLAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »