Memorial Tênis Brasileiro/MTB mostra história do esporte no Pinheiros e recebe importante apoio da CBT

Encontro reuniu campeões do tênis e oficializou apoio da CBT ao Memorial

ZDL SPORTS
31/03/2025 12h46 - Atualizado há 1 dia
Memorial Tênis Brasileiro/MTB mostra história do esporte no Pinheiros e recebe importante apoio da CBT
Odeval Menezes / Acervo MTB
O Memorial Tênis Brasileiro (MTB) teve um final de semana especial em São Paulo. O quarto encontro da entidade foi realizado no Esporte Clube Pinheiros e reuniu cerca de 80 pessoas, entre campeões do tênis, autoridades do município, dirigentes e sócios do clube, que puderam conhecer uma pequena mostra da história da modalidade, entre raquetes antigas, livros e revistas que documentam os feitos dos tenistas brasileiros.

O encontro foi marcado por um importante apoio ao MTB confirmado pelo recém empossado presidente da Confederação Brasileiro de Tênis (CBT), Alexandre Farias, e pelos vice-presidentes Aristides Barcellos e Eduardo Catharino Gordilho.

"Estamos assumindo o compromisso de caminhar juntos a partir de agora. Nosso objetivo é contribuir para a organização, o planejamento e a reestruturação desse movimento, pois quem realmente se beneficia com isso é o tênis brasileiro. É uma grande alegria estar aqui hoje, ao lado de meus colegas de diretoria, compartilhando ideias e aprendendo com as lendas vivas do tênis nacional", afirmou Farias.

O criador do MTB, Walmor Elias, ex-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, agradeceu o apoio, lembrando que ocorre num local importante para o tênis, que é o Esporte Clube Pinheiros. “O apoio da CBT ao Memorial, que finalmente foi confirmado, mostra que estamos no caminho certo para garantir a memória do nosso esporte. E foi justamente neste clube tradicional de São Paulo e que sediou grandes competições. Queremos agradecer também ao presidente do Pinheiros, Carlos Brazolin, além dos diretores Hugo Scott e Maurício Marques, que tão bem nos receberam”, ressaltou. 

Hall da Fama - A reunião também oficializou o regulamento do Hall da Fama do Tênis Brasileiro, apresentado pelo seu curador, o ex-tenista e empresário Luiz Mattar. “Depois de ouvir dezenas de sugestões foi criado um ranking para todos os tipos de torneios, que definirão a pontuação necessária para ser indicado ao Hall da Fama do MTB”, explicou.

No Encontro foi passado um vídeo homenageando grandes eventos de tênis no Pinheiros e houve citação especial aos nomes relevantes do clube neste esporte, entre tantos, Ingrid Metzner, Vera Cleto, Silvia Villari, Rúbio Rangel, Givaldo Barbosa, o dirigente Hermenegildo Grassi, o técnico Paulo Cleto e o fisicultor Eduardo Faria.

Outros grandes nomes do esporte estiveram no Pinheiros, como Carlos Kirmayr (curador do Museu), Patrícia Medrado, Ricardo Camargo, Paulo Cleto (curador da Biblioteca),Vera Cleto, Lucy Maia (tricampeã brasileira adulta de 1959-60-61), entre outros, que enriqueceram o evento com suas histórias e contribuições para o desenvolvimento do tênis brasileiro.

O encontro contou com as presenças importantes de três órgãos oficiais, que acompanham e observam a implantação do MTB: Maria Holanda (área de Memória Olímpica do COB),
Marcelo Hideki Nanya (Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Esportes) e Weber Matias dos Santos (Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).

Apoiam o MTB, o Rio Open, maior torneio da América do Sul, o Sindi Clubes São Paulo, com 1.400 filiados, a tv a cabo NSPORTS e agora a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). E para viabilização do encontro, além do apoio do Pinheiros, houve contribuições das empresas YIA  Corretora de Seguros e a Carlos Omaki Tênis (COT), empresa que atende clubes e academias na área do tênis.

Em viagem, o consagrado e premiado designer internacional, Hans Donner, enviou mensagem reconfirmando que está integrado ao projeto e vai colaborar na programação visual do MTB, que espera confirmar o seu próximo encontro para o dia 13 de junho, na semana do seu segundo aniversário, quando está previsto a inauguração do site oficial do Memorial, com consultas gratuitas.

Memorial Tênis Brasileiro - Criado no dia 9 de junho de 2023, após 11 anos de estudos de Walmor Elias, o Memorial Tênis Brasileiro tem como principal objetivo preservar e divulgar a história e a memória do tênis no Brasil. São mais de 9.000 fotos, 700 painéis digitais e físicos, 700 vídeos, além de coleções de livros, revistas, publicações, filmes, álbuns, negativos, arquivos de promotoras, de eventos, vários itens históricos e alguns raros. Itens e links digitais que praticamente narram e seriam a base da síntese de toda a história do esporte, que começou entre 1887 e 1889.

Diretoria do MTB

Presidente de Honra - Thomaz Koch
Vice-presidente de Honra - José Édison Mandarino

Curadores
Carlos Alberto Kirmayr – Museu
Paulo Cleto – Biblioteca
Luiz Mattar - Hall da Fama

Walmor Elias – Presidente
José Nilton Dalcim - 1º Vice-presidente
Patrícia Medrado - 2ª Vice-presidente
Diretores - Ivo Simon, Gilmar Machado, Carlos Omaki, Roberto Carvalhaes, Arnaldo Grizzo, Suzana Procópio Carvalho, Ricardo Bernd e Vera Cleto.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »