O secretário adjunto da Saúde do município de São Paulo, Dr. Maurício Serpa, recebeu na tarde da última segunda-feira (31/03) representantes do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) para discutir parcerias na capacitação de farmacêuticos da rede municipal. O encontro contou com a presença da vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, do diretor-tesoureiro, Dr. Adriano Falvo, e da gerente geral, Dra. Reggiani Schinatto.
Durante a reunião, Dra. Luciana apresentou o trabalho do CRF-SP, com ênfase na Fiscalização Orientativa, que visa garantir o pleno exercício da profissão e a implementação de boas práticas. Ela também destacou a atuação do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), que oferece suporte e capacitação técnica aos farmacêuticos municipais. "Nosso objetivo é fortalecer a colaboração com a Secretaria de Saúde para aprimorar os serviços de Farmácia Clínica, que já são referência nacional", afirmou a vice-presidente.
O projeto de capacitação tem promovido melhorias como a ampliação do quadro de farmacêuticos, a integração desses profissionais em equipes multidisciplinares e sua participação em grupos de trabalho, como o de desprescrição de benzodiazepínicos. A iniciativa foi elogiada pelo secretário adjunto, que destacou a importância da capacitação para os farmacêuticos que atuam nas 479 Unidades Básicas de Saúde da cidade, que atendem mais de 120 mil pessoas diariamente.
O coordenador da assistência farmacêutica do município, Dr. Felipe Tadeu Carvalho dos Santos, apresentou dados sobre o avanço da assistência farmacêutica, que conta atualmente com 675 farmácias públicas, 1425 farmacêuticos e a dispensa de mais de 10,7 milhões de unidades de medicamentos por dia. "Temos muito orgulho em contar com 100% dos estabelecimentos de saúde com um farmacêutico e quase 400 farmácias nas UBSs com dois profissionais", ressaltou.
Outro tema abordado foi a possibilidade de isenção do rodízio municipal de veículos para farmacêuticos que atuam na cidade. O secretário adjunto se comprometeu a avaliar a viabilidade da medida, atendendo a um pleito do CRF-SP.