O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quarta-feira (2), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez. Considerado o primeiro da América Latina, o espaço tem como objetivo promover o desenvolvimento, a inclusão social e a autonomia de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A cidade contará com mais três unidades até 2028.
A estrutura inovadora do centro inclui piscina coberta, quadra poliesportiva, horta, jardim sensorial, teatro, biblioteca e uma casa mobiliada para práticas de autocuidado. Também oferece oficinas de música, teatro, pintura e esportes como natação, atletismo e futebol. "Aqui não é um hospital ou clínica de terapia, é um lugar onde as pessoas com autismo podem sorrir e ser felizes", destacou Margarete Aparecida Pereira, mãe de um jovem autista.
O Centro TEA também disponibiliza apoio para os familiares, com salas de descompressão, atendimento psicossocial e cursos de empreendedorismo. "É essencial olhar não só para a pessoa autista, mas também para os cuidadores, que enfrentam uma rotina desafiadora", enfatizou o prefeito Ricardo Nunes.
Batizado em homenagem à procuradora Marina Magro Beringhs Martinez, o espaço recebeu um investimento de R$ 119 milhões. Marina, falecida em novembro de 2024, foi uma defensora da inclusão das pessoas com autismo e acompanhou os primeiros passos do projeto. "Para mim, eternizar o nome da Marina é uma grande honra", afirmou José Mauro Alvarez Martinez, viúvo da homenageada.
Com capacidade para realizar mais de 300 sessões individuais e 1.430 atividades coletivas por mês, o centro é gerenciado pelo Instituto Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA), organização reconhecida pelo trabalho com pessoas com deficiência intelectual e TEA. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, neurologistas e outros profissionais.
O centro também oferece programas de capacitação profissional para estimular a autonomia financeira das pessoas com autismo. "Essa unidade será a primeira de muitas, beneficiando toda a sociedade", comemorou o produtor musical João Henrique Evaristo dos Santos, pai de duas jovens autistas.
O agendamento para triagem pode ser feito pelo site do Centro TEA. A pessoa atendida passará por uma avaliação com a equipe multidisciplinar para elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA), garantindo um acompanhamento personalizado e eficaz. O serviço estará disponível para pessoas a partir dos seis anos de idade.