Alunos de Medicina da Inspirali se preparam para a 10ª Missão Amazônia

Além do acompanhamento em saúde à população ribeirinha, expedição levará, pela primeira vez, médico geriatra para suporte à população idosa

JULIANA ANTUNES
28/03/2025 10h54 - Atualizado há 2 dias
Alunos de Medicina da Inspirali se preparam para a 10ª Missão Amazônia
divulgação
A 10ª edição da Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, que visa levar atendimento e assistência médica a regiões isoladas a beira do rio Tapajós, no Pará, acontece de 19 a 31 de março e levará estudantes de medicina para uma experiência totalmente diferente daquela que vivenciam dentro de sala de aula. O objetivo do projeto é levar qualidade de vida para moradores das cidades de Aveiro e Belterra e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos. Dentro da política do SUS, a ação presta atenção primária à saúde e analisa a situação e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região de forma contínua.
Balanço
Nas últimas nove edições da Missão Amazônia, de acordo com dados registrados no Prontlife, já foram realizados 6335 atendimentos, sendo 61% em mulheres. No total, foram atendidas 1718 crianças e 820 idosos, sendo as principais queixas dores osteomusculares, infecções, hipertensão arterial, diabetes mellitus e doenças dermatológicas, além de mais de mil procedimentos cirúrgicos como retiradas de lesões de pele tipo nevos, lipomas, pólipos, verrugas e queloides.
Até o momento, mais de 300 alunos, 60 professores e 10 egressos tiveram a oportunidade de acompanhar as Missões.
Atendimentos
A 10ª edição da Missão Amazônia contará com consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral. A novidade para esta edição será a presença de médico geriatra para atender a alta demanda de idosos moradores destas regiões. Também serão realizados atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.
Participarão da Missão 33 estudantes das escolas AGES Jacobina e Irecê (BA), UNIFG Guanambi (BA), FASEH Vespasiano (MG), Universidade Anhembi Morumbi Piracicaba e São José dos Campos (SP) e UNISUL Tubarão (SC) que embarcam junto à equipe de especialistas no Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), instruídos por 6 médicos professores e preceptores das escolas Inspirali, sendo, destes, 1 egresso dos cursos de medicina do ecossistema, veteranos da Missão Amazônia, que retornam para orientar os estudantes.
“Nesta expedição humanitária temos a oportunidade de proporcionar atendimento a estas comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades a assistência médica especializada e levarmos nossos estudantes para esta experiência em que atuam, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. Trata-se realmente de uma verdadeira aula de comprometimento e humanização na profissão”, destaca Rodrigo Dias Nunes, Diretor de Extensão Curricular, Extra-curricular e Travessia Humanitária da Inspirali.
Os moradores das comunidades também receberão aulas de educação em saúde, onde os alunos de medicina ensinam as crianças princípios básicos de higiene, como lavar as mãos, escovar os dentes, e alguns ensinamentos sobre primeiros socorros.
Navio Hospital Escola Abaré
O navio-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA ANTUNES SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »