São Paulo e ONU‑Habitat renovam parceria para desenvolvimento urbano sustentável até 2028

Memorando de entendimento prevê ações conjuntas em planejamento urbano, saneamento e áreas verdes, alinhadas à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana, sem repasse financeiro.

Redação - Itaquera em Notícias
20/05/2025 14h21 - Atualizado há 6 horas

São Paulo e ONU‑Habitat renovam parceria para desenvolvimento urbano sustentável até 2028
Divulgação / SMRI - Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e o ONU‑Habitat renovaram o memorando de entendimento para o desenvolvimento urbano sustentável na capital paulista. O novo acordo, válido até 2028, prevê ações conjuntas de planejamento urbano alinhadas à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana, marcos globais da ONU para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de políticas habitacionais contemporâneas. O instrumento de cooperação não envolve repasse financeiro entre as partes.

Entre 2021 e 2024, a parceria gerou importantes resultados, como o projeto Viva o Verde SP, viabilizado por meio de um acordo de contribuição entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e o ONU‑Habitat, e a elaboração conjunta dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), em parceria com a SVMA e a Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SGM/SEPLAN). Em fevereiro de 2025, o prefeito Ricardo Nunes recebeu a subsecretária‑geral da ONU e diretora‑executiva do ONU‑Habitat, Anaclaudia Rossbach, ocasião em que foi assinada uma Carta de Intenção para renovar a cooperação.

O novo memorando tem como meta central fomentar políticas públicas em consonância com o ODS 11, que busca tornar as cidades mais inclusivas, seguras e resilientes. Entre as iniciativas previstas estão a realização de eventos técnicos e campanhas de conscientização, apoio institucional em comunicação de atividades, submissão de convocatórias internacionais, troca de conhecimento para implementação e requalificação de espaços públicos e áreas verdes, ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de iniciativas de planejamento urbano sustentável e de fomento à melhoria do padrão de vida de comunidades de baixa renda.

Para a secretária de Relações Internacionais de São Paulo, Ângela Gandra, “a renovação com o órgão das Nações Unidas demonstra o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e com o futuro da cidade para todos os paulistanos”. A chefe do escritório do ONU‑Habitat no Brasil, Rayne Ferretti Moraes, afirma que a continuidade da parceria reforça São Paulo como exemplo global de inovação urbana: “Nossa cooperação serve de modelo para não deixar ninguém e nenhum território para trás”. Nos próximos anos, a cidade também ampliará sua participação em fóruns internacionais, como o Fórum Urbano Mundial, e buscará reconhecimento em premiações de urbanismo e sustentabilidade, entre as quais o “Shanghai Award”.


FONTE: SMRI - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »