A Prefeitura de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (28) o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, antes prevista para 7 de abril no calendário nacional. A decisão foi tomada após o recebimento de uma remessa inicial de 265.700 doses do imunizante e segue a recomendação do Ministério da Saúde. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas da rede municipal.
A imunização contra a gripe é a principal forma de prevenção da doença e é direcionada a grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Também fazem parte do público-alvo indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, além de profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios e do sistema prisional.
Os interessados em se vacinar podem encontrar a unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde. A Prefeitura reforça a importância da adesão à campanha para reduzir os riscos de complicações da Influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.