Prefeito homenageia aluna da rede municipal campeã brasileira de xadrez

Luiza Carvalho, de 10 anos, venceu todas as partidas no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e se prepara para novas competições nacionais e internacionais.

Redação - Itaquera em Notícias
26/03/2025 08h44 - Atualizado há 3 dias
Prefeito homenageia aluna da rede municipal campeã brasileira de xadrez
Divulgação / Prefeitura de São Paulo

A estudante Luiza Carvalho da Silva, de 10 anos, recebeu uma homenagem do prefeito Ricardo Nunes nesta terça-feira (25) por sua conquista no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Aluna do CEU Parque Anhanguera, Luiza se destacou no torneio realizado em Caxambu (MG) em setembro de 2024, vencendo todas as partidas da categoria sub-10 feminino.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou a importância do xadrez na rede municipal de ensino e presenteou a campeã com um tabuleiro de pedras. “Ela aprendeu xadrez na nossa rede, começou a se dedicar e trouxe esse título para a cidade de São Paulo”, afirmou Nunes, destacando que o CEU Parque Anhanguera oferece também outros jogos de estratégia, como mancala awelé e jogo da onça.

O talento da jovem foi descoberto no projeto Jogada de Mestre, do Instituto Albert Sabin, sob orientação do instrutor Claudio Sato. Desde então, Luiza tem participado de diversos campeonatos e se prepara para novas competições, como o Campeonato Brasileiro de Categoria, no Piauí, e o Campeonato Sul-Americano. “Estou muito feliz e agora quero jogar mais torneios”, disse a competidora.

A mãe da enxadrista, Isabel Carvalho Santos da Silva, celebrou o incentivo que a filha vem recebendo. “Isso é muito importante, não só para ela, mas para outras crianças que passam a ter essa oportunidade”, comentou. O secretário de Ensino, Fernando Padula, reforçou o impacto do xadrez na rede municipal, que em 2023 contou com a participação de 50 mil alunos nas oficinas da modalidade.

O xadrez faz parte do currículo da Rede Municipal de Ensino desde 1994 e integra o Programa Jogos de Tabuleiro desde 2016. Atualmente, cerca de 300 escolas municipais desenvolvem projetos com a modalidade, atendendo alunos desde a Educação Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »