São Paulo, março de 2025 - Para celebrar duas décadas de transformação social e educação para a cidadania, a Parceiros Voluntários, organização de sociedade civil dedicada a acelerar a jornada ESG das empresas, lança o livro “Tribos Jornada Cultural: uma vivência de cidadania contada em fotos". A obra é resultado do projeto Tribos Jornada Cultural, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que oportuniza a formação em fotografia artística e documental para estudantes de escolas públicas, inspirando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de lideranças positivas.
O Tribos Jornada Cultural nasceu com o propósito de incentivar a cidadania ativa e o protagonismo jovem por meio da arte da fotografia, possibilitando que estudantes de escolas públicas documentem suas ações nas comunidades e compartilhem suas histórias. A iniciativa faz parte do programa Tribos nas Trilhas da Cidadania, que, ao longo de 20 anos, se consolidou como um espaço de expressão, reflexão social e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nesse período, o programa mobilizou mais de 3,3 mil instituições de ensino, envolveu 17 mil participantes em ações, capacitou 7 mil estudantes e qualificou 3,6 mil educadores.
Desenvolvido nos últimos dois anos, o Tribos Jornada Cultural, já impactou mais de 800 estudantes em oito cidades brasileiras, incluindo Palmas (TO), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Catalão (GO) em 2024, e São Gonçalo (RJ), Mogi Guaçu (SP), Balsa Nova (PA) e Cabo de Santo Agostinho (PE) em 2023. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio da Ingredion, empresa global de soluções de ingredientes de origem natural e o apoio da John Deere, reforçando a importância da colaboração entre setores públicos e privados para a transformação social.
O livro “Tribos Jornada Cultural: uma vivência de cidadania contada em fotos" é um registro visual e narrativo dessa trajetória de impacto. As imagens foram captadas pelos próprios jovens beneficiários do projeto, oferecendo uma perspectiva autêntica de suas realidades, sonhos e desafios. A obra reúne as melhores fotografias, selecionadas pelos próprios estudantes por ilustrarem o cotidiano das comunidades, as práticas de fotografia artística e documental, as ações sociais realizadas e os resultados alcançados ao longo de duas décadas.
A produção do livro é uma forma de registrar a história dessa ação social e dar visibilidade aos jovens que apoiaram e fizeram parte dessa trajetória. Além de eternizar suas narrativas, a obra destaca a aprendizagem em fotografia e o poder de transformação social que existe em cada um deles, inspirando novas gerações.
“O livro reúne registros autênticos das vivências e percepções desses jovens sobre suas comunidades, promovendo o protagonismo juvenil, e a educação para a cidadania. A diversidade e o intercâmbio de ideias entre alunos de diferentes origens fizeram com que surgissem soluções inovadoras para problemas comuns, ao mesmo tempo em que fortaleceram laços de empatia e colaboração. Nossa expectativa é sempre apoiar e dar visibilidade para projetos como esse, levando novas experiências a jovens muitas vezes esquecidos e mostrando que suas ações podem ter um efeito em toda a sociedade. É impressionante ver o potencial que os jovens têm para gerar mudanças em suas comunidades. É por isso que um dos nossos pilares de atuação é voltado para Jovens Líderes e buscamos expandir nossas ações para todo o Brasil,” destaca Lorena Nascimento, produtora executiva do projeto na Parceiros Voluntários.
Sobre a Parceiros Voluntários
A Parceiros Voluntários é uma Organização da Sociedade Civil com 28 anos de atuação, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias sociais que, em colaboração com parceiros e empresas, possibilitam a cocriação e implementação de soluções que impactam positivamente o ecossistema social. A organização executa iniciativas para que as empresas atendam às demandas sociais do ESG, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seus projetos, realizados em parceria com diversas instituições, já beneficiaram mais de 9 milhões de pessoas no Brasil
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HAMAZAKI SOUSA
[email protected]