A infância é um período crucial para o desenvolvimento cognitivo, e o modelo educacional desempenha um papel essencial nesse processo. Estudos indicam que a inclusão de aulas lúdicas, como música, artes e atividades maker, pode ampliar significativamente as habilidades das crianças, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e significativo. Por exemplo, uma pesquisa realizada em Teresina (PI) demonstrou que a prática musical estimula o cérebro e contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
Além disso, uma pesquisa publicada na Revista Foz investigou a metacognição na educação infantil por meio de atividades lúdicas, demonstrando que jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, permitindo que as crianças adquiram funções simbólicas e aprimorem suas capacidades cognitivas.
Tais atividades tornam o aprendizado mais atrativo e fortalecem conexões cerebrais essenciais para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da solução de problemas, ajudando, também, na socialização e no desenvolvimento emocional das crianças.
Para Renata Sá Freire, diretora e fundadora da Global Me School, escola da infância referência em educação bilíngue, o ambiente escolar deve ser um espaço de experimentação, onde os alunos possam aprender de forma prazerosa e engajante: "O desenvolvimento cognitivo vai muito além da memorização e da repetição. Quando inserimos atividades lúdicas na rotina escolar, estimulamos diferentes áreas do cérebro e proporcionamos um aprendizado mais profundo e duradouro".
Na Global Me, a abordagem educacional prioriza o aprendizado prático e interativo, oferecendo aos alunos oportunidades para explorar suas habilidades de forma criativa. As aulas de música, por exemplo, ajudam no desenvolvimento da percepção auditiva e da coordenação motora, enquanto as atividades artísticas estimulam a expressão individual e a sensibilidade estética.
"Acreditamos que cada criança possui talentos e habilidades únicas, e o nosso papel é proporcionar um ambiente que estimule e desenvolva essa capacidade ao máximo, tornando-a protagonista de sua trajetória. Com aulas lúdicas e metodologias inovadoras, garantimos que o aprendizado seja eficaz, inspirador e prazeroso", comenta Renata.
Outro destaque pontuado pela diretora é a metodologia maker, que incentiva a experimentação e a resolução de desafios de forma colaborativa. "Ao colocar a mão na massa, as crianças aprendem a lidar com problemas reais, a testar hipóteses e a desenvolver o pensamento crítico. Isso as prepara para o futuro de maneira muito mais completa e eficiente".
Além dos benefícios cognitivos, a inserção dessas práticas no currículo escolar contribui para um ambiente mais acolhedor e motivador, onde os alunos envolvidos em atividades lúdicas apresentam maior interesse pelo aprendizado e melhor desempenho acadêmico, além de desenvolverem competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade.
Nosso objetivo é proporcionar uma experiência educacional que respeite a individualidade de cada criança, estimulando seu potencial e sua curiosidade e preparando-a para os desafios do século XXI. Além disso, estamos comprometidos em compartilhar amplamente conhecimentos sobre diferentes áreas da educação, visando informar famílias, educadores e a sociedade em geral, promovendo a conscientização e incentivando o desenvolvimento educacional", conclui Renata.
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CAROLINA PALHARES
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