Prefeitura amplia cursinho gratuito para estudantes da rede municipal se prepararem para Etecs

Com 32 polos nos CEUs e mais de 1.100 vagas, o EducaVest-SP inicia novas turmas na próxima segunda-feira (31); iniciativa ajudou 57 alunos a ingressarem nas Etecs no último ano.

Redação - Itaquera em Notícias
30/03/2025 12h36 - Atualizado há 2 dias
Prefeitura amplia cursinho gratuito para estudantes da rede municipal se prepararem para Etecs
Imagem ilustrativa / Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou a ampliação do EducaVest-SP, cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. A iniciativa, que começou como projeto piloto em 2023 com 13 polos, agora conta com 32 unidades localizadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), oferecendo mais de 1.100 vagas. As inscrições já estão abertas e as aulas terão início na próxima segunda-feira (31).

Com carga horária de 15 horas-aula semanais, a grade curricular inclui disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de visitas a instituições de Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, o EducaVest-SP contribuiu para a aprovação de 57 estudantes nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), sendo sete em primeiro lugar na classificação. A partir de 27 de abril, as vagas remanescentes poderão ser disponibilizadas para alunos do 8º ano da rede municipal.

A iniciativa está alinhada com a parceria entre a SME e o Centro Paula Souza (CPS), permitindo que os CEUs atuem como polos das Etecs, oferecendo cursos técnicos gratuitos. Atualmente, são 47 CEUs participantes, além da EMEFM Prof. Derville Allegretti. O modelo funciona como classe descentralizada, em que as Etecs fornecem professores e certificação, enquanto a SME disponibiliza infraestrutura e alimentação.

Neste ano, a parceria foi ampliada para incluir a modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico (MTec) em 17 polos, com habilitação em áreas como Administração, Logística, Marketing e Serviços Jurídicos. Os cursos são voltados a alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental, garantindo, ao final, tanto o diploma do Ensino Médio quanto a formação técnica profissional.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »