A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou nesta sexta-feira (28) a Carteira de Vacinação da Pessoa Idosa, destinada a moradores com 60 anos ou mais. O documento inclui o calendário vacinal desse público e tem o objetivo de reforçar a importância da imunização, garantindo que as doses sejam tomadas no período correto.
Entre as vacinas recomendadas para os idosos estão a de hepatite B, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a dupla adulto (difteria e tétano), além das doses contra Influenza e Covid-19, que devem ser aplicadas anualmente e semestralmente, respectivamente. O novo documento será entregue aos idosos que se vacinarem em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital.
Além do lançamento da Carteira de Vacinação, a SMS iniciou a campanha de imunização contra a Influenza 2025, priorizando grupos como idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde e educação, entre outros. A vacinação está disponível nas UBSs e a população pode localizar a unidade mais próxima pelo site Busca Saúde.
A iniciativa faz parte das estratégias da cidade para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população mais vulnerável contra doenças imunopreveníveis. A Prefeitura reforça a importância de manter a vacinação em dia para evitar complicações e reduzir a incidência de casos graves.